A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizará processo seletivo simplificado para contratar 135 professores com objetivo de atender as escolas das zonas urbana e rural.
O contrato em regime emergencial será pelo prazo de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período. Conforme a secretária municipal de educação, Francisca das Chagas Holanda (Chaguinha), as vagas ofertadas vão garantir o ano letivo nas escolas da Gleba Rio Preto; Linha9/Linhão; Linha ASPRUC; Linha Caracol, Km 17; Reserva Extrativista Lago do Cuniã (distrito de São Carlos); Abunã; Rio Jamari, Calderita; Calama; Assentamento Joana D’Arc (Linha 09); Vista Alegre do Abunã; Projeto Ribeirinhos e a capital de Porto Velho.
As provas escritas serão aplicadas no dia 31 de janeiro, mas a secretária garante que todas as fases do processo ocorrerão em janeiro e até a segunda semana de fevereiro, “de forma a atender as carências de professores e objetiva, fundamentalmente, garantir tranquilidade ao início do ano letivo de 2016, até que seja realizado o Concurso Público para os quadros funcionais da Semed previsto ainda para este ano”, disse a secretária.
O edital com as regras do processo de contratação simplificado será publicado até o próximo dia 20 no site da prefeitura (www.portovelho.ro.gov.br), onde também será disponibilizado um link para que os candidatos interessados façam suas inscrições. Após a publicação dos resultados a convocação e a posse serão imediatas, na forma de contratação emergencial pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), por um período de seis meses.
Se houver necessidade, o contrato poderá ser renovado por mais seis meses. De acordo com Francisca das chagas, 100 vagas serão ofertadas para a região urbana de Porto Velho e as demais para o setor rural. Um dos principais requisitos é que os candidatos sejam formados em Pedagogia. Os aprovados trabalharão com as séries iniciais, do 1º ao 5º ano.