Com a fotografia em alta, você também pode desenvolver seu lado artístico e revelar seu olhar para o mundo. As dicas dadas pela Nikon, vão te ajudar a fazer cliques incríveis e provar que sim, você também pode chegar mais longe nessa arte.
Vem ver:
1. Flare
Em algumas situações, a luz e os raios do sol podem atrapalhar suas fotos, deixando manchas e alterando as cores. Flare é o nome do efeito causado pela iluminação em contato direto com a lente, podendo ser usado a seu favor, como fazem muitos fotógrafos.
Foto © Zal NPS
2. Longa-exposição
Aquelas fotos em movimento que você não imagina como ficaram tão perfeitas são feitas com a técnica de longa exposição. Numa câmera Nikon utilize os modos M ou S. Confira o passo a passo:
– Priorize a baixa velocidade (ex: 1/10, 1/5, 1/2 e 1 seg para fotos diurnas) em sua câmera em modo “M” ou “S”
– O próximo passo é achar o equilíbrio entre ISO, abertura do diafragma e velocidade
– Para fotos noturnas, o ideal é usar velocidades como; 15, 20 ou 30 segundos em modo “M”, para obter o efeito ainda melhor
– Para melhorar a estabilidade, utilize um tripé.
Foto © Zal NPS
4. Enquadramento
Não tem nada pior do que ter uma foto toda torta ou com os elementos mal distribuídos. Dentro do enquadramento existem algumas normas, como a “regra de terços”. Se a sua câmera não tiver a grada de enquadramento no visor, basta imaginar 2 linhas verticais e 2 linhas horizontais na cena a ser fotografada, formando um jogo da velha. Os pontos precisos, que são os encontros entre as linhas, são chamados de “pontos de ouro”. O grande truque está em direcionar os objetos da sua foto a um destes pontos, criando um balanço visual interessante e nada óbvio.
Foto © Zal NPS
7. Composição
Uma foto fica bem mais legal se tem uma composição bacana e atrativa. Sempre que olhamos através do visor da câmera, estamos tomando decisões sobre como vamos enquadrar o assunto que vamos clicar. Como falamos sobre inovação, está na hora de dar umas dicas fáceis para que suas fotografias fiquem ainda melhores.
Para conferir quais são, acesse o link do Learn&Explore: http://bit.ly/1PndVXm. Nessa foto abaixo, de Diane Berkenfeld, foram utilizados:
Câmera: D4
Lente: AF-S NIKKOR 200-400mm f/4G ED VR II
Velocidade do obturador: 1/640s
Abertura: f/4
ISO: 200
Foto © Diane Berkenfeld
8. Balanço de branco automático
Outro item que vai facilitar a sua vida é o modo automático de balanço de branco, que corrige a coloração gerada por toda fonte de luz. Você pode notar isso olhando que as fotos ficam com tons mais quentes ou mais frios.
Para encontrar o equilíbrio, nas DSLR Nikon?, o Balanço de Branco Automático é combinado com o Sistema de Reconhecimento de Cena na hora de analisar cada fonte de luz. Assim, se divide em: fluorescente, com um matiz “verde”, ou mais frio que a luz do dia; incandescente, que é mais amarelado, ou seja, mais quente do que a luz do dia, fazendo com que os objetos brancos em uma cena pareçam brancos, independentemente da temperatura de cor (quente ou frio) da fonte de luz.
O balanço automático permite que as cores fiquem mais fiés as da cena, independente se a iluminação for mista.
Foto: Reprodução
9. Profundidade de campo
Para aprimorar mais ainda o foco, tome nota sobre a profundidade de campo, relação entre aquilo que está e o que não está em foco, definida por três fatores importantes:
– Quanto maior a distância focal (24mm, 50mm, 200mm, etc.), MENOR será a profundidade de campo
– Quanto mais próximos estiver do assunto focado, MENOR sua profundidade de campo;
– Quanto mais aberto o diafragma (ex: f/1.4, f/2.8) MENOR sua profundidade de campo
Se quiser obter uma área maior de foco, a abertura deve estar sempre entre as menores, como f/11, f/16, f/22. As lentes com distância focal menores também ajudam.
Foto © Zal NPS
10. Auto foco | AF-C
Além do Auto-Foco AF-S, você também pode aprender sobre o modo AF-C, para quando o objeto fotografado estiver em movimento. É bem difícil capturar aves voando com precisão, por exemplo, mas com essa dica, seus problemas acabaram. Seguindo a mesma linha de manter o disparador pressionado até a metade, acompanhe o assunto em movimento que o foco automático acaba o seguindo. Caso o objeto saia da cena do visor, basta recompor a fotografia e o ponto de foco até que se obtenha sucesso.
Foto © Zal NPS
11. Botão AF-ON
Ainda dentro do foco você pode configurar o botão AF-ON, chamado também de botão traseiro. Ele é responsável por travar o foco configurado, o que é bem vantajoso e prático na hora de clicar assuntos em movimento. Assim, não há reajuste a todo momento, pois a câmera dispara sempre que o botão do obturador for pressionado. Curtiu, né? Aprimore ainda mais esta dica no guiaLearn&Explore: http://bit.ly/1ZmHEua.