Os exames de bioquímica, imunologia e hormônio que estavam suspensos devido a falta de reagentes químicos, há aproximadamente 20 dias, voltaram a ser oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (17). Na semana passada o prefeito Hildon Chaves (PSDB), reuniu a cúpula da Semusa para a retomada urgente de todas as pendências deixadas pela gestão anterior.
A chefe de Divisão de Laboratório da Semusa, Gilmara Silva, afirma que os reagentes foram repostos para atender a demanda durante os próximos seis meses. “Esses produtos já estão nas unidades e os exames já voltaram a ser realizados. Enquanto isso estamos trabalhando para garantir os produtos para o próximo semestre”.
O exame laboratorial é de extrema importância para o auxílio de diagnósticos e possível prevenção de patologias, portanto, é fundamental que as pessoas que tenham pedidos de exames e ainda não conseguiram realizar, retornem às unidades de saúde.
O secretário de saúde, Alexandre Porto, destaca que atualmente a Semusa trabalha com objetivo de propor o abastecimento ininterrupto de insumos para a manutenção das atividades essenciais como o diagnóstico laboratorial e o aprimoramento das ações que envolvam a previsão, aquisição e logística dos insumos necessários à manutenção de sua rede de forma contínua.