Foto: Assessoria/Reprodução
A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) assumiu posição de destaque em importantes eventos realizados na Câmara dos Deputados em 2015 em defesa dos interesses da Juventude.
Na Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional da Juventude, comemorado em 12 de agosto, a congressista representou o PSDB na celebração e reconheceu o empenho dos jovens brasileiros na luta pela construção de um país melhor.
Ela destacou a importância do debate em torno de pautas prioritárias para a juventude e ressaltou que é preciso estabelecer políticas públicas vigorosas para contemplar essa parcela da sociedade.
O Dia Nacional da Juventude foi instituído com o objetivo de promover a discussão e reflexão de temas prioritários para a população jovem. “A realização dessa sessão solene, é um sinal de que essa Casa permanece atenta e disposta a manter em discussão a pauta levantada por essa importante parcela de brasileiros”, destacou a tucana.
Na avaliação da tucana, uma nação só consegue prosperar se preparar as novas gerações para os desafios. Nesse sentido, ressaltou que educação de qualidade, lazer, cultura, transporte, segurança e combate às drogas são temas que não podem ser guiados por políticas incipientes e desarticuladas.
“Nossos jovens merecem respeito. Temos que fazer valer o que está no Estatuto da Juventude para que participem ativamente da vida social do país, onde vão criar seus filhos”, enfatizou.
Depois de participar do Dia Nacional da Juventude, ela lutou para a realização de outras ações destinadas para os jovens.
Foram realizados na Câmara, os trabalhos da Comissão Geral que discutiu as Políticas Públicas para a Juventude. O debate foi proposto pela deputada que presidiu a sessão.
Na oportunidade, a parlamentar destacou a importância do estabelecimento de medidas capazes de fomentar a educação, garantir empregos e a inclusão social dos jovens.
Para a congressista, debater as políticas destinadas à juventude é extremamente necessário na atual conjuntura brasileira.
Dados do IBGE destacados por ela revelam que o Brasil tem 17,6% de desempregados entre os jovens – o dobro da média nacional, que é de 7,9%.
Mariana ressaltou que a violência contra os jovens é crescente e chamou atenção para a elevada evasão escolar: apenas 54,3% dos alunos que ingressaram no Ensino Médio o concluíram.