O município de Porto Velho completa 101 anos de instalação neste domingo (24). Para o presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RO), Andrey Cavalcante, a data deve ser celebrada e os pioneiros que colaboraram na criação do município lembrados.
“Comemorar 101 anos é de certa forma homenagear nossos antepassados e saber que, graças ao esforço deles, os atuais cidadãos podem desfrutar de uma cidade que tem muito a oferecer. Muitos desafios virão e, em breve, Porto Velho será uma grande metrópole, sem perder suas peculiaridades”, comenta o presidente.
Segundo Andrey, a OAB acompanha de perto o crescimento da capital de Rondônia há 42 anos e, no próximo triênio, fará o possível para se aproximar mais da comunidade, com uma gestão ainda mais atuante e voltada para a sociedade.
Segundo os dados do IBGE de 2013, Porto Velho possui cerca de 500 mil habitantes. As comemorações de instalação e criação do município são em dias diferentes apenas por questões formais. A criação é apenas um ato documental. Já a instalação acontece quando há a nomeação de administradores da localidade. Em 24 de janeiro de 2015, membros do Conselho Municipal e o superintendente da cidade, o major Fernando Guapindaia de Souza, realizou a nomeação oficial.