Trabalhadores do transporte coletivo aceitam proposta e greve chega ao fim
A maioria dos trabalhadores aceitaram uma nova proposta do consórcio que opera o transporte público na capital, com isso chega ao fim a greve do trabalhadores do setor. O fim da greve acontece um dia antes da mega paralisação anunciada por Centrais Sindicais e que promete parar todo o país.
O sindicato dos trabalhadores nas empresas de transporte urbano (Sitetuperon) que representa motoristas e cobradores do transporte coletivo do estado comunicou na tarde desta quinta-feira (27), que a maioria dos trabalhadores aceitaram uma nova proposta do consórcio que opera o transporte público na capital, com isso chega ao fim a greve do trabalhadores do setor.
O fim da greve do transporte coletivo acontece um dia antes da mega paralisação anunciada por Centrais Sindicais e que promete parar todo o país.
A proposta do Consórcio de reajuste de 4,57% no salário, 12% de aumento no vale alimentação e um repasse de R$ 29 mil para o auxilio saúde dos trabalhadores, além disso, a empresa irá abonar as faltas dos que aderiram a paralisação e não fará nenhuma demissão durante os próximos 60 dias. A proposta foi aceita por 98% dos trabalhadores em assembleia realizada agora pouco.
A nova proposta também foi mediada durante uma reunião entre as partes e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 14ª região juntamente com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em audiência realizada durante a tarde e noite desta quarta-feira (26).
Parte dos do transporte público de Porto Velho (apenas 30%) parou as atividades na última segunda-feira (24), aderindo ao movimento grevista deflagrado pelo Sitetuperon. A paralisação havia sido anunciada há pelo menos 15 dias.
Na semana anterior a greve uma determinação do MPT ordenou que 70% dos trabalhadores continuassem servindo a população, caso contrário a paralisação poderia resultar em multa diária.