A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC), aumentou o número de atendimentos para emissão de Carteira de Identidade em todo o Estado. O crescimento no atendimento é reflexo da implantação dos Termos de Cooperação Técnica entre a Polícia Civil e as Prefeituras Municipais. De acordo com o Balanço Quadrimestral realizado pelo IICC, de janeiro a abril de 2016, foram realizados 30.573 atendimentos, já no mesmo período deste ano, foram realizados 33.734 atendimentos, representando um aumento de 10,34% se comparado ao ano passado.
Para o Diretor do IICC, Júlio Kasper, a parceria entre as instituições públicas foi importante pois já garantiu a ampliação do atendimento em várias regiões do Estado, alcançando inclusive, municípios que antes não dispunham deste serviço. “Quando possibilitamos que o município faça o cadastro do cidadão e, em seguida, encaminhe o pedido ao IICC para confecção do Documento de Identidade, estamos promovendo aproximação da comunidade com o serviço público, fortalecendo o exercício a cidadania”, explica Júlio.
Foram inaugurados 13 (treze) Postos de Identificação nas diversas regiões do Estado de Rondônia e a previsão é alcançar todos os municípios até o final deste ano. “É importante relatar o empenho do Vice-Governador, Daniel Pereira, que estimulou e facilitou a parceria entre o Governo do Estado e as Prefeituras sem distinção de bandeira política, pois o objetivo é único, atender à população da melhor forma possível”, disse Júlio.
O Diretor do IICC explica ainda que a instituição tem avançado bastante, pois a ampliação do atendimento ao cidadão já é uma realidade, contudo, a agilidade na entrega se dará com a implantação do projeto da Carteira de Identidade Digitalizada. “O Projeto já foi aprovado pelos gestores do Governo, e que se encontra em fase de finalização para licitação, o que irá garantir a emissão do documento de identidade do cidadão em até 24h para a Capital, e em até 07 (sete) dias para o interior do Estado”, finaliza o Diretor.