“Temos outras formas, como as audiências formais e informais e as mídias sociais, mas esse corpo a corpo nos permite, como a um termômetro, medir a temperatura e saber das expectativas”, disse o prefeito.
Segundo a prefeitura de Porto Velho a caminhada pelas ruas "É uma nova forma de trabalho encontrada pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB) para estar mais próximo dos moradores e sentir o grau de satisfação ou de insatisfação com sua gestão e equipe."
Durante a campanha eleitoral o corpo a corpo nas ruas era um exercício praticamente diário. Agora eleito, foi a primeira experiência, na avenida Jatuarana, principal artéria comercial da Zona Sul. Foram cerca de três horas para percorrer pouco mais de dois quilômetros, aproximadamente, devido ao grande número de pessoas que tinham algum questionamento ou que queriam algum tipo de contato, principalmente as famosas selfies.
O prefeito entrou nos comércios, conversou com proprietários, funcionários, transeuntes, enfim, procurou se informar como sua gestão está sendo avaliada e de que forma pode melhorar. “São opiniões muito importantes para nós. Isso vai nos ajudar a direcionar nossas ações, de forma a atender ao máximo o número de pessoas em todas as regiões da cidade”, avaliou o prefeito.
Na avenida Jatuarana o prefeito pôde conferir também os dois lados da mesma moeda que envolve a ‘briga’ entre camelôs e comerciantes. De um lado, os ambulantes querem um espaço para trabalhar. Do outro, os comerciantes querem ve-los longe de suas calçadas por considera-los concorrentes desleais. Hildon disse aos ambulantes que está providenciando um local definitivo para acomoda-los.
Rondônia pela Educação
Na tarde de sexta-feira (5) na Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), o prefeito de Porto Velho assinou a adesão do município ao movimento liderado pela instituição, denominado 'Rondônia pela Educação', cujo objetivo é o combate ao analfabetismo e a melhoria da colocação de Porto Velho nos índices das provas do Ideb.
O presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, apresentou dois grupos de trabalho: um que cuida do programaCombate ao Analfabetismo Funcional e Escolar(Cafe) e o programa Rondônia Alfabetizado. O primeiro tem como meta melhorar a qualidade da educação para atingir 100 % das escolas do ensino básico de Rondônia, para se atingir o nível adequado noIdeb.
Foram apresentados dados sobre o analfabetismo na capital, tendo por base números do Tribunal de Contas e da própria Prefeitura, por meio da Semed. Em nível estadual, disse que 11% da população de Rondônia é de analfabetos.
Segundo o prefeito alguns projetos que estão sendo colocados em prática para melhorar a qualidade da educação no município, como a implantação da Prova Institucional a ser realizada no dia 14 de junho; lançamento do programa Avança IDEB, que oferece formação específica aos profissionais da educação, gestores e professores dos 5º anos; lançamento do programa de acompanhamento direto em 17 escolas na Zona Urbana e 35 da Zona Rural, mapeadas e identificadas com IDEB's abaixo da meta e, por fim, o atendimento de mais de duas mil crianças no Programa de Correção de Fluxo em Parceria com a Seduc e Instituto Airton Senna.