O Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO) enviou um ofício à três órgãos responsáveis por questões de trânsito em Porto Velho para que realizem uma vistoria em todos os carros do Consórcio do Sistema Integrado Municipal de Transporte de Passageiros (SIM). De acordo com o MPRO, a decisão foi tomada após a análise de denúncias e notícias sobre os veículos das novas empresas.
A vistoria deve ser realizada de um modo que não comprometa o serviço prestado a população. O promotor Geraldo Henrique Ramos Guimarães afirmou que a maioria das denúncias é de que o transporte público da capital encontra-se em mau estado de conservação e que não atendem as normas técnicas para esse tipo de transporte.
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Sentram), informou que as fiscalizações já estão sendo feitas desde antes dos ônibus começarem a atuar na cidade, e que a pasta enviará os relatórios para o MP-RO. "As fiscalizações estão sendo realizadas desde o início, e vamos encaminhar os relatórios para o MP. Diariamente os fiscais vão conferir a saída dos ônibus, os ajustes que são feitos, os que foram danificados e outros detalhes", explicou.
Já o Corpo de Bombeiros comunicou que o oficio chegou ao gabinete na manhã desta quarta-feira (27), e ainda não definiram como farão a vistoria. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) declarou que ainda não recebeu o ofício do MP-RO.