Maior churrasco de peixes de Rondônia marca último dia da Expovale, em Ariquemes
Durante os quatro dias (4 a 7), artesãos de vários municípios rondonienses participaram da exposição apresentando novidades e garantindo bons momentos de descontração e de compras de artigos exclusivos.
Dois mil tambaquis de aproximadamente três quilos cada foram assados nesse domingo (7), último dia da Exposição de Piscicultura do Vale do Jamari (Expovale), em Ariquemes. Trata-se do maior churrasco de peixes da história de Rondônia, que foi organizado pela Associação dos Criadores de Peixe de Ariquemes e Região (Acripar), numa ação solidária para o Lions Club Canaã.
Durante os quatro dias (4 a 7), artesãos de vários municípios rondonienses participaram da exposição apresentando novidades e garantindo bons momentos de descontração e de compras de artigos exclusivos. Bonecas de pano, objetos de decoração, tapetes, almofadas, esculturas em pedras, entre outros produtos foram expostos, além de roupas de cama, mesa e banho, bordadas e pintadas a mão e com detalhes em crochê, assim como, joias e bijuterias feitas em pedras, metais e fios.
As bonecas de pano com enchimento de fibra de silicone da artesã Lina Neves chamavam a atenção por serem exclusivas. “Cada boneca que faço, tem característica única, e os modelos das roupinhas não são copiados, e sim, criados por mim. Vejo minhas bonecas como gente. Nunca as deixo sem roupas. São feitas com amor”, disse Lina.
Ela vive do artesanato há quase 30 anos, e usa a renda extra de aproximadamente R$ 1 mil mensais para complementar a aposentadoria que ela e o marido recebem por idade.
“Esse trabalho não me cansa, ele me faz feliz. A cada dia me sinto rejuvenescida. Posso envelhecer por fora, mas por dentro estou rejuvenescendo”, afirmou.
Representando o Vale do Anari, o artesão João Pereira da Silva, conhecido como João Cipó, também mostrou sua arte feita com cipó imbé. Chapéus, cestos, baús e berços para bebês.
Entre outros trabalhos expostos, o banco de madeira jequitibá, com um pirarucu entalhado a mão, atraiu a atenção dos visitantes.
Jurassi Alves é artesão há quatro anos, e disse customiza chinelos e faz almofadas por encomenda. Segundo ela, já tem seus clientes, e como ainda não tinha exposto seus artigos, viu a oportunidade de conquistar novos clientes na Expovale. “Participei da feira para divulgar o meu trabalho. O resultado foi muito bom”, ressaltou Jurassi.