Responsável por uma malha rodoviária em torno de 6,5 mil quilômetros, a Prefeitura de Porto Velho vem se esforçando muito para recuperar os vários trechos por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Segundo o subsecretário da pasta, Evaldo de Lima, já foram recuperados mais de 200 km, beneficiando diretamente centenas de famílias com o melhoramento do acesso às suas propriedades.
Nestes primeiros meses foram priorizadas as estradas que apresentavam piores condições de trafegabilidade, vez que no período de chuvas os serviços são emergências para dar acesso ao transporte escolar rural.
Evaldo ainda observa que a manutenção e recuperação das estradas rurais não param. “Nesse momento estamos com frente de trabalho no distrito de Rio Pardo, fazendo uma ponte na linha 95 e recuperando o acesso para a comunidade de Marco Azul, na Vila Viçosa. Nos ramais do Babaçu, Amizade, Estudante e Terra Santa, os maquinários da Semagric estão fazendo trabalhos de tapa buracos para melhorar a trafegabilidade dos produtores.
Outra frente de trabalho está na linha 01 no KM 37 fazendo a cobertura de bueiros e no ramal da COE, na BR 364, os trabalhos de destoca e gradagem de terras. Estamos também com uma patrulhada mecanizada equipada da Semagric com patrol, pá carregadeira retroescavadeira, caçamba e um rolo compactador, nos distritos de Extrema e União Bandeirantes e entorno trabalhando na recuperação das estradas”, adiantou Evaldo.
De acordo com Evaldo, embora a fila de serviços seja grande, a população precisa que os trabalhos sejam feitos o mais breve possível. “A princípio estão sendo realizados os trabalhos de maior urgência, contudo, seguimos um planejamento para otimizar o tempo, dando melhores condições para que a secretaria realize o máximo de trabalhos possíveis”, finalizou Evaldo.