Prefeitura vai repassar dinheiro aos diretores para reforma nas escolas
Recursos serão repassados por meio do Programa de Apoio Financeiro às Escolas Públicas Municipais (Proafem). A Prefeitura traçou um novo plano para manutenção e reparos nas 117 escolas municipais, tanto da zona urbana quanto rural.
Na manhã desta segunda-feira (22), reuniram-se no auditório da biblioteca municipal Francisco Meireles, funcionários do departamento administrativo e financeiro da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para apresentar aos diretores escolares os requisitos necessários para aplicação do recurso que será repassado através do Programa de Apoio Financeiro às Escolas Públicas Municipais – Proafem.
A Prefeitura Municipal de Porto Velho por intermédio da Semed traçou um novo plano para manutenção e reparos nas 117 escolas municipais, tanto da zona urbana quanto rural.
A primeira parcela do recurso no valor de R$ 1.614.855,00, será distribuída de acordo com a quantidade de estudantes de cada instituição. Através do Proafem, a verba será repassada diretamente para os diretores das escolas, que administrarão o dinheiro e a execução da obra.
Para isso, deverá ser elaborado um plano de aplicação, que passará por uma avaliação da Semed. Em caso de aprovação o dinheiro será repassado para escola, que através da licitação dará início a execução da obra. Após o término, deverá ser feita a prestação de contas e fiscalização do que foi executado de acordo com o plano de aplicação. A segunda parte do recurso só será repassada para escola, caso o trâmite esteja concluído de acordo com o que foi estabelecido.
O secretário municipal de educação, Zenildo de Souza explica que “antigamente funcionava da seguinte forma: a escola estava com o telhado quebrado, quando recebia a verba, o diretor utilizava o recurso para aquisição de retroprojetor, isso não e prioridade, nossa prioridade é fazer a manutenção nas escolas e deixá-las em boas condições de utilização para os alunos. Caso recurso seja insuficiente, daí a secretaria passa o complemento”