25/05/2017
Prefeitura de Porto Velho lança campanha contra queimadas urbanas
A prefeitura tem como meta este ano alcançar toda extensão do Município, incluindo os distritos ao longo da BR e do baixo Madeira. As ações incluem palestras, oficinas, eco blitz (pit stop), gincanas escolares, farta distribuição de materiais informativos e educativos nas escolas e à comunidade.
A prefeitura de Porto Velho lançou na tarde desta terça-feira (23), a campanha contra queimadas urbanas intitulada Queimada Mata. Mata gente! Mata vida! Durante coletiva de imprensa no Palácio Tancredo Neves, o subsecretário municipal de meio ambiente, Robson Damasceno, que na ocasião representou o prefeito dr Hildon Chaves, explicou como serão as ações na Capital e nos distritos em conjunto com a Secretaria de Saúde (Semusa) e a Subsecretaria de Serviços Básicos (Semusb).

Ele disse que a missão da prefeitura é coibir os focos de queimadas de forma preventiva e repressiva, mas também desenvolvendo ações educativas, de fiscalização ambiental e intensificando ainda mais os mutirões de limpeza. “Estamos contratando temporariamente 20 brigadistas (bombeiros civis) que ficarão à disposição do Corpo de Bombeiros para combater incêndios na zona urbana. A prefeitura ainda está dando apoio ao Ibama com estadia para 30 brigadistas que vão atuar na área rural”, afirmou Damasceno.

A prefeitura tem como meta este ano alcançar toda extensão do Município, incluindo os distritos ao longo da BR e do baixo Madeira. As ações incluem palestras, oficinas, eco blitz (pit stop), gincanas escolares, farta distribuição de materiais informativos e educativos nas escolas e à comunidade. Também haverá campanha publicitária de utilidade pública no rádio, televisão e internet, além de visitas porta a porta na Capital e nos distritos, levanto alternativas sustentáveis para uso dos resíduos e limpeza de grandes áreas.

Robson Damasceno ainda conclamou à população para que participe da campanha, tanto no sentido de não promover queimadas urbanas como fazendo denúncias através do telefone 0800 647 1320. “A população pode e deve contribuir no combate às queimadas”, enfatizou. O subsecretário fez questão de ressaltar que a multa para quem for flagrado realizando queimadas urbanas varia de R$ 3.500 a R$ 7 milhões.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicam que de 1º de junho a 31 de outubro de 2016 foram registrados 125.572 focos de calor em Rondônia. Desse total, 40.923 somente em Porto Velho. “A utilização dessa prática, além de aumentar a poluição do ar, provoca destruição de habitats naturais, morte de animais, danos a rede elétrica e de telefone, fechamento de aeroportos e afeta diretamente a saúde da população”, alertou.

Saúde

O secretário Alexandre Porto (Semusa) frisou que a campanha tem foco preventivo, uma vez que a redução de queimadas significa menos atendimentos e evita superlotação nas unidades de saúde. “Em 2016 foram 39 mil atendimentos de maio a outubro por causa das queimadas”, disse, acrescentando que a fumaça aumenta os indicies de doenças respiratórias.

Limpeza

Para evitar que as pessoas queimem lixo nos quintais, a Semusb vai intensificar os mutirões de limpeza, começando pelo bairro Nacional, já nesta quinta-feira (25). O motivo é que o bairro foi o que mais apresentou focos de calor no ano passado. “Na sequência será a vez da vila Tupy, Baixa da União, Marcos Freire, Ronaldo Aragão e Conjunto Rio Candeias”, declarou Wellen Prestes.

Durante os mutirões, moradores são orientados a retirar todo lixo e entulhos dos quintais para que sejam recolhidos pelos garis. Somente este ano, nove bairros já foram beneficiados. Desta forma, a Semusb contribuiu para reduzir as queimadas e o mosquito transmissor da dengue.

Parceiros

A prefeitura conta com a parceria da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Serviço de Proteção da Amazônia (Sipam), Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público estadual, Detran/RO, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam), Fundação Nacional de Saúde, Ibama e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), dentre outros.




 

Fonte: PMPV
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法