Semusb recupera manilhas e resolve problema de alagações
A equipe de engenharia da Semusb está fazendo um detalhado diagnóstico da situação das manilhas e bueiros da cidade, com o objetivo de identificar onde eles já não estão dando a vazão necessária para o escoamento das águas das chuvas e causando alagações.
A equipe de engenharia da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) está fazendo um detalhado diagnóstico da situação das manilhas e bueiros da cidade, com o objetivo de identificar onde eles já não estão dando a vazão necessária para o escoamento das águas das chuvas e causando alagações.
Essa semana os trabalhos foram realizados no cruzamento das ruas Miguel Chakian com Benjamim Constant, próximo ao Canal dos Tanques, no bairro Embratel. As manilhas existentes já não comportavam o volume de água, além de estarem tomadas por muito lixo e muitas delas danificadas. Só nesse trecho foram substituídas 17 manilhas.
O subsecretário da Semusb, Wellen Prestes, lamentou o fato de que o grande problema da maioria dos bueiros da cidade continua sendo a quantidade de lixo descartado neles. “Em alguns deles a gente identificou que, devido ao crescimento da cidade e consequentemente a quantidade de água que acaba escoando das residências e das chuvas, existe a necessidade de substituir por tubulações de maior diâmetro. Em outros as manilhas estão danificadas com a ação do tempo ou peso de veículos, mas a grande maioria está entupida por lixo. E esse lixo que vai acumulando e causando alagações com o tempo acaba destruindo a manilha também. Por isso estamos fazendo todas as substituições possíveis, seguindo a orientação do prefeito dr Hildon Chaves que tem a limpeza e manutenção da nossa cidade como prioridades”, disse Prestes.
Na rua Miguel Chakian foi feito serviço de abertura de vala para instalação de manilhas para receber águas das chuvas, além do recolhimento de entulho. A ideia, segundo o secretário, é executar um serviço de maior duração, em vez de paliativos, que geram retrabalhos, e, com isto, mais gastos para o município.