Prefeito cria audiência coletiva para agilizar atendimento à população
O primeiro encontro foi nesta quinta-feira (22), na Sala de Reunião do Palácio Tancredo, sede do Executivo municipal, ocasião em que cerca de 50 pessoas foram atendidas pelo prefeito.
Uma nova maneira de atender a população foi inaugurada pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB). Trata-se da audiência coletiva, onde um grupo de pessoas são recebidas no mesmo espaço, de uma só vez pelo gestor municipal. O primeiro encontro foi nesta quinta-feira (22), na Sala de Reunião do Palácio Tancredo, sede do Executivo municipal, ocasião em que cerca de 50 pessoas foram atendidas pelo prefeito.
Assuntos diversos foram tratados na audiência coletiva, todos diretamente ligados com as demandas da população. Serviços como pavimentação, recapeamento, tapa-buracos, regularização fundiária, limpeza urbana, iluminação pública, e até saneamento básico e água tratada foram os assuntos recorrentes na reunião com o prefeito.
“A ideia aqui, é ‘destravar’ a nossa agenda, agilizando o atendimento às pessoas que procuram o nosso gabinete para marcar audiência com o prefeito. Há uma demanda muito grande por audiência que nós, infelizmente não damos conta de atender por conta da própria dinâmica da administração. Então para desafogar a agenda decidimos criar a audiência coletiva, onde podemos atender mais de uma pessoa”, explicou o prefeito.
Muitas das pessoas que foram atendidas no primeiro encontro e que aguardavam espaço na agenda do prefeito apresentaram os problemas existentes em seus bairros ou conjunto habitacional. A resolução das demandas, quando possível, é apresentada na hora pelo prefeito.
“Fica mais fácil de trabalhar assim porque, estarão presentes também os secretários, cujas pastas, são diretamente responsáveis por aquele serviço. E tudo é decidido às claras, na frente de todo mundo. Se for uma questão de fácil solução, já passamos a atribuição ao secretário, ou então, buscamos saber se ele já tem conhecimento e já está trabalhando aquela situação, ou qual a previsão dele atacar aquele problema”, adiantou.
Nesse primeiro encontro, participaram da audiência coletiva no Palácio Tancredo Neves junto com o prefeito a secretária Márcia Luna, da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) e os subsecretários Tiago Beber, da Subsecretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Suop) e Wellen Prestes, da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).
A iniciativa do prefeito Hildon Chaves, foi aprovada por quem participou do primeiro encontro. Ana Clemente, 54 anos, do bairro Socialista, Zona Leste de Porto Velho, foi uma delas. “Gostei dessa medida do prefeito porque na hora a gente já recebe uma resposta, seja ela positiva ou não. E isso bom porque acaba com aquela velha enrolação que havia antes quando ficavam '‘cozinhando’' a gente sem que fôssemos recebidos”, disse.
Raimundo Oliveira, 34 anos, também gostou da inovação implementada pelo prefeito. “Nunca vi isso em Porto Velho, do prefeito atender um monte de gente de uma só vez. Mas sou favorável e espero que ele continue com essa ideia, pois a população muita das vezes não consegue chegar até o prefeito e nesse encontro pudemos falar diretamente com ele e com os secretários”, testemunhou.