O trabalho faz parte do programa de limpeza implantado desde o começo da gestão atual com objetivo de combater a dengue e as queimadas urbanas, além de deixar a cidade mais bonita.
A prefeitura de Porto Velho iniciou na quinta-feira (22), o mutirão de limpeza na Vila Tupi, bairro localizado nas confluências da avenida Campos Sales com a BR-364, na zona Sul da cidade. O trabalho faz parte do programa de limpeza implantado desde o começo da gestão atual com objetivo de combater a dengue e as queimadas urbanas, além de deixar a cidade mais bonita.
Por se tratar de um bairro pequeno, o subsecretário municipal de serviços básicos, Wallen Prestes, acredita que o mutirão seja concluído até o final da tarde desta sexta-feira (23).
“A exemplo dos outros bairros por onde já passamos, estamos atuando com a colaboração dos moradores, que retiram todo lixo e entulho dos quintais para que a gente possa dar a destinação correta”, explicou.
Prestes acredita que a parte mais difícil da limpeza na Vila Tupi será o recolhimento de carcaças de carro e restos de um ferro velho que funcionava na margem da BR. A empresa mudou de endereço, mas deixou muita sujeira para trás, objetos que podem acumular água e servir de criadouro para o aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya.
Além de recolher o lixo retirado dos quintais pelos moradores, a Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) está fazendo poda de árvores, roçagem, raspagem do barro acumulado na sarjeta e varrição, entre outros. O trabalho ainda incluiu as construções inacabadas dos viadutos, que estão tomado por mato e muito lixo.
OUTRAS AÇÕES
Na última semana a prefeitura concluiu o mutirão de limpeza no bairro Nacional, zona Norte de Porto Velho, após 15 dias de muito esforço. Ao todo, 16 bairros já foram contemplados desde o início da gestão do dr Hildon. “Nossa meta é beneficiar pelo menos 30 bairros até dezembro”, comentou Wellen Prestes.
Na próxima semana será a vez do mutirão chegar ao bairro Marcos Frente, na Zona Leste, onde os garis deverão passar mais quinze dias em trabalho intenso. Prestes explicou que a escolha dos bairros contemplados e a escala de prioridades é feita em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Subsecretaria de Meio Ambiente (Sema), sempre levando em conta os riscos da dengue e de queimadas urbanas.
Para evitar a concentração dos serviços em apenas uma região, a Semusb atua na forma de rodízio, atendendo sempre um bairro de cada setor da cidade em cada fase dos mutirões.