Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que desejam ter um bom desempenho nas provas buscam cursos preparatórios.Para contribuir com esse processo, a prefeitura de Porto Velho tanto faz cursos preparatórios como simulados do certame.
A última ação, por exemplo, foi o 1º Simulado do Curso Pré-Enem, domingo passado, no Teatro Banzeiros, para o qual foram abertas 250 vagas, com a participação de alunos matriculados nas escolas Tucumã, Voo da Juriti e Pedro Tavares Batalha, além da paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde aconteceram as aulas.
O curso preparatório é uma ação do Projeto Superação, oferecido pela prefeitura de Porto Velho a quem planeja ingressar em um curso superior em 2017. Sua execução é uma parceria da Semed (Secretaria de Educação) e Semasf (Secretaria de Ação Social e da Família) destinado a jovens e adultos egressos da rede pública de ensino sem condições de pagar cursinhos particulares.
De caráter social, o simulado Pré-Enem do Projeto Superação tem a proposta de preparar potenciais candidatos testando o conhecimento que conseguiram assimilar. O secretário de Educação Marcos Aurélio Marques esteve, acompanhado do adjunto Adson kleber e da diretora de Políticas Educacionais, Juliene Rezende.
O simulado ocorreu nos mesmos moldes do Enem, às 11h, com duração de cinco horas, tendo seus cadernos questões relativas às áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências das Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Redação. Todas tiveram perguntas similares às avaliações nacionais.
Em nome da Semed e da Semasf, os coordenadores do Superação, professores José Alves, Márcia Amorim, Evaniel Brito e Rosimara Vital parabenizaram a participação dos candidatos, que desenvolveram a redação com o tema “O desemprego e as relações trabalhistas em debate no século XXI” e que elogiaram a escolha do assunto.
Para o secretário Marcos Aurélio, os alunos participantes “são aqueles que acreditam em seus sonhos e nas chances de uma boa colocação no Enem”. Já Kleber entende que “as limitações não impedem a participação daqueles que realmente desejam vencer”.
Há previsão de mais um similar ser realizado. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail prevestpvh@gmail.com .