A expectativa é de que em Aliança, participem moradores das comunidades de Caldeiritas, Bom Será, Brasileira, Agrovila Rio Verde e Boca do Jacú, com um número estimado de 340 famílias.
O projeto Defesa Civil na Comunidade chega no próximo sábado (29) à comunidade Aliança, distante cerca de 70 quilômetros do centro de Porto Velho. Trata-se de uma ação social que leva atendimento à população como acesso a saúde e lazer.
O projeto já acontece desde o ano passado. A primeira edição de 2017 foi realizada de 30 de junho a 2 de julho, no distrito de Abunã, onde foram feitos mais de três mil atendimentos, envolvendo ainda os moradores de Fortaleza do Abunã, Vista Alegre, entorno da área rural na BR 364 e também Penha.
A expectativa é de que em Aliança, participem moradores das comunidades de Caldeiritas, Bom Será, Brasileira, Agrovila Rio Verde e Boca do Jacú, com um número estimado de 340 famílias.
A ideia é orientar os moradores dessas áreas, em especial aquelas propensas a acidentes geológicos, melhorando a percepção dos riscos a que estão submetidas com cartilhas de prevenção e ação em casos de acidentes com produtos perigosos, deslizamentos, como agir em casos de queimadas.
O evento é ainda uma oportunidade para levar direitos básicos, através dos parceiros como Secretaria Municipal de Assistência Social da Família (Semasf), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Ministério Público Estadual e Defensoria Pública.
Para isso serão oferecidos serviços como emissão de documentos, confecção da carteira do idoso, cadastramento no programa Bolsa Família, orientação de higiene bucal, coleta de preventivo, teste rápido, vacinação, atendimento psicológico, cortes de cabelo, atividades recreativa, entre outros.
"Nós ficamos felizes em saber que na próxima edição teremos o incremento de alguns serviços, como a Defensoria Pública e o clínico geral", frisou Marcelo Silva dos Santos, diretor do Departamento de Defesa Civil. Outro trabalho educativo com uso de material explicativo incluso na ação está relacionado ao período de estiagem, caracterizado pelo aumento de focos de queimadas urbanas.
A Defesa Civil reforça o convite a todas as famílias da localidade, lembrando que para as crianças, serão disponibilizadas atividades como queimada, pintura, teatro de fantoche e muito mais para possibilitar que os pais e mães possam utilizar a rede socioassistencial tranquilamente.