Para reprimir e punir os exageros no consumo de álcool por motoristas, nesse carnaval, em Porto velho, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) anunciou que vai intensificar as blitzes da Lei Seca, principalmente no período da noite. As ações envolverão a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran), a Companhia de Trânsito da Polícia Militar e o Detran.
Em nota da Semtran, divulgada nesta segunda-feira (1), o diretor de operações do Detran, Hugo Correa, diz que as operações não terão somente o caráter de ação inibitória. Segundo ele, a blitz vai acontecer integrada com outros órgãos municipais e estaduais com a intenção de abordar questões ligadas às doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência e diversos outros assuntos que serão tratados nas abordagens aos condutores de veículos.
Nos períodos noturnos, segundo a Semtran, haverá reforços nas ações cooperativas para atender às atividades dos blocos. As operações vão atender a fiscalização das interdições de vias, atuar na inibição às infrações de trânsito, principalmente provocadas por embriaguez ao volante, e resguardar a segurança de brincantes dos blocos e dos transeuntes e motoristas que circulem próximos aos locais dos eventos.
Para o itinerário de percurso dos blocos um decreto municipal proíbe estacionamento de veículos nas vias. Nos horários autorizados nenhum veículo poderá estacionar nas vias destinadas aos desfiles. Caso aconteçam estacionamentos, a Semtran avisa que tomará as medidas cabíveis para a remoção do veículo.
Os blocos possuem autorização para a interdição das vias que serão fechadas com grades, pintadas em preto ou amarelo e que serão colocadas na extensão de todo o percurso. Os motoristas devem estar atentos para evitar choques com as grades. As interdições, segundo a Semtran, são de responsabilidade dos organizadores dos eventos.