O Governo do Estado de Rondônia decretou estado de emergência nesta quinta-feira (4) contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Durante coletiva de imprensa em Porto Velho, o governador Confúcio Moura autorizou a criação de um Comitê Estadual de Monitoramento e Avaliação do mosquito.
De acordo com o governador Confúcio Moura, o principal motivo para assinatura do decreto foi a preocupação com o mosquito Aedes aegypti. "Não queremos deixar que esse vírus se alastrasse pela nossa cidade, portanto o decreto foi assinado. Com o decreto assinado, fica mais fácil o remanejamento de recursos para o nosso estado", explicou.
Segundo o secretário estadual de saúde, Williames Pimentel, o Ministério da Saúde já repassou R$ 2, 8 milhões de reais para cada prefeitura. "Com esse dinheiro, está sendo realizado o monitoramento de doenças e visitações nas casas. Conforme os resultados, se for necessário, mais recursos serão disponibilizados aos municípios", ressalta.
Comitê Estadual de Monitoramento
Durante coletiva de imprensa, Confúcio Moura e o secretário Williames Pimentel assinaram um decreto criando um Comitê Estadual de Monitoramento e Avaliação. Para Pimentel, o comitê terá mais facilidade para monitorar as ocorrências de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.