O Brasil ainda está longe do topo da lista dos países com melhor velocidade média de internet 4G. Segundo o relatório da OpenSignal referente ao quatro trimestre de 2015, a conexão pelo celular ficou mais lenta para o brasileiro, passando de 16 Mbps, entre julho e setembro, para 12 Mbps.
Esse resultado coloca o país em 42º lugar entre os 148 países que contam com rede LTE. Antes, a colocação do Brasil era 24º. A diminuição pode ter sido causada pelo aumento de uso de smartphones com suporte ao 4G, o que congestiona a rede e, portanto, reduzir o fluxo de transferência de dados.
A velocidade média da rede 4G oferecida aos usuários pelas operadoras que atuam no Brasil é metade da que os consumidores têm na Austrália. Na prática, a cada segundo, o brasileiro consegue fazer o download de um pacote de dados de 1,5 MB.
De acordo com o relatório, Singapura é onde os assinantes de planos de internet móvel têm melhor velocidade média: 37 Mbps. Ou seja, lá, é possível baixar 4,6 MB em um segundo.
"Um ano atrás, uma média de 4G de 20 Mbps era considerado um feito impressionante, mas, hoje, há 15 países e 52 redes individuais que conseguem atingir essa marca", segundo a OpenSignal.
Confira, na tabela abaixo, a velocidade média dos 10 países com melhor sinal 4G. Os dados das operadoras brasileiras aparecem na sequência.
Confira a seguir as velocidades médias oferecidas pelas operadoras brasileiras e quantos megabytes por segundo você pode baixar – lembrando que a unidadeMbps se refere a megabits por segundo, uma medida de velocidade e não de tamanho de arquivos.
A área de cobertura da rede 4G no Brasil aumentou 2% em relação ao trimestre anterior, passando de 51% para 53%. Ou seja, 47% do território nacional ainda carece da oferta de LTE, de acordo com a OpenSignal.
Confira a seguir a porcentagem de cobertura de cada operadora que oferece 4G no país.