Horário de verão começa neste domingo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país
Mesmo não participando do horário de verão as regiões Norte e Nordestes serão afetadas pela mudança. O horário no leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia fica duas horas atrasado em relação ao de Brasília, enquanto oeste do Amazonas e Acre ficam três horas atrás.
O horário de verão 2017/2018 será adotado à partir da 0h deste domingo (15) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. A medida estabelece que os moradores destas regiões adiantem seus relógios em uma hora.
O horário diferenciado deste ano terá duração de 126 dias e termina em 18 de fevereiro de 2018, data na qual os ponteiros dos relógios deverão ser novamente atrasados em uma hora.
A medida vale para o Distrito Federal e os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo.
Adotado no Brasil em 1931, o horário de verão é implementado todos os anos desde 1985 com o objetivo de economizar energia nos horários responsáveis pelos picos de consumo no País.
Neste ano, no entanto, o governo federal cogitou extinguir o horário diferenciado após um estudo do MME (Ministério de Minas e Energia) identificar que a prática traz "resultados próximos da neutralidade para o sistema elétrico".
Após avaliar o levantamento e causar polêmica, o Planalto decidiu manter o horário de verão que, no ciclo 2016/2017, resultou em uma economia de R$ 159,5 milhões, de acordo com o MME.
Na ocasião, a pasta afirmou que a economia representa o valor que deixou de ser gasto com o acionamento das usinas termelétricas, geradoras de eletricidade mais cara do que as hidrelétricas.
Rondônia
Mesmo não participando do horário de verão, que inicia no próximo domingo, 15, as regiões Norte e Nordestes serão afetadas pela mudança. O horário no leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia fica duas horas atrasado em relação ao de Brasília, enquanto oeste do Amazonas e Acre ficam três horas atrás.
Com isso a partir de segunda-feira, 16, as agências bancárias abrirão e fecharão uma hora mais cedo. O atendimento funcionará de acordo com o horário de Brasília, sendo ele das 08h às 13h em todo o Estado, de acordo com o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO). Fora do horário de atendimento, o usuário poderá utilizar os caixas de autoatendimento ou plataformas digitais.
Voos
Outras alterações que podem ocorrer com o início do horário de verão serão as chegadas e partidas de voos em Rondônia. Conforme Infraero, os aeroportos da Rede Infraero nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste funcionarão de acordo com a programação estipulada pelo decreto nº 6.558 de 2008, que institui o horário especial em parte do território nacional até o dia 17 de fevereiro do ano que vem.
Quem tiver dúvidas sobre possíveis alterações em horário de voos, é recomendado que os passageiros entrem em contato com as respectivas companhias aéreas.