Rolim de Moura: Lixo hospitalar está acumulado há 15 dias no Hospital Municipal
A quantidade de lixo é grande no local, nas sacolas jogadas na sala, há ferramentas descartáveis utilizadas em cirurgias. O secretário de Saúde disse que providências estão sendo tomadas para que a situação seja resolvida.
O lixo hospitalar em Rolim de Moura está acumulado há 15 dias. A empresa que cuida da coleta no hospital municipal Amélio João da Silva e postos de saúde da cidade encerrou contrato com a Prefeitura no final do mês de novembro. Todo o lixo está sendo armazenado em uma sala até que o contrato seja renovado. Sem coleta o lixo é armazenado em tambores e sacos plásticos.
O assunto da falta de coleta do lixo hospitalar virou tema de tribuna na Câmara Municipal, o vereador Sergio Sequessabe (PSD) comentou o descaso e pediu providências. Para ele a culpa de todo o problema é do chefe do executivo. “Recebi esta denúncia agora por telefone, fiquei sabendo que uma enfermeira foi até a sala, onde estão os lixos, e não aguentou o mau cheiro. Não vou colocar a responsabilidade no Secretário de Saúde e nem para o Diretor do hospital municipal, quem tem que chamar essa responsabilidade para si é o prefeito”, disse o vereador.
O secretário de Saúde Jair José Rocha disse que providências estão sendo tomadas para que a situação seja resolvida. Jair assegurou que o contrato está sendo renovado e garantiu que até segunda-feira (15) a coleta será restabelecida. "O contrato com a empresa responsável pela coleta deste lixo expirou no final de novembro do ano passado, período este que não tínhamos orçamento para renovar o contrato. E agora no início deste ano com a abertura do crédito do orçamento nós fizemos um aditivo e já está sendo renovado por mais um ano o contrato com a empresa”, declarou Jair Rocha.
A quantidade de lixo é grande no local, nas sacolas jogadas na sala, há ferramentas descartáveis utilizadas em cirurgias. Havia inclusive sacolas com corrimento de sangue.