Prefeitura da Capital acenderá iluminação dia 10 de dezembro
A decoração e iluminação natalina serão feitas por meio de parcerias com a iniciativa privada e em pontos específicos da cidade, como a sede da Prefeitura, o Prédio do Relógio, a Praça de EFMM, a Praça das Três Caixas d’Água e algumas ruas.
A Prefeitura de Porto Velho vai acionar a iluminação natalina no próximo dia 10, quando também deverão estar prontas todas as peças de decoração, inclusive uma árvore de natal de 20 metros de altura, que toca músicas natalinas e será instalada na praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Devido a falta de previsão orçamentária deixada pela gestão anterior para a decoração natalina, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), decidiu priorizar os poucos recursos públicos na iluminação pública nos bairros e distritos.
A decoração e iluminação natalina serão feitas por meio de parcerias com a iniciativa privada e em pontos específicos da cidade, como a sede da Prefeitura, o Prédio do Relógio, a Praça de EFMM, a Praça das Três Caixas d’Água e algumas ruas. Tanto Hildon quanto a primeira dama, Ieda Chaves, queriam algo mais espetacular, mas devido a limitação orçamentária, esperam fazer uma decoração mais sofisticada no próximo ano.
O governador de Rondônia, Confúcio Moura, também entrou na parceria e alguns locais, como o Palácio do Governo e o Espaço Alternativo serão decorados. “No decorrer dos últimos meses eu e o prefeito estivemos reunidos com vários empresários em busca de parcerias, quando conseguimos alguns patrocínios. O atraso se deu justamente pela busca de recurso e só aí que montamos um projeto de decoração natalina na cidade”, disse a primeira-dama, Ieda Chaves.
O trabalho de mapeamento dos pontos a serem decorados foi concluído e a montagem de presépios, entre outros enfeites e da iluminação já começou em alguns pontos da cidade.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Ao invés da iluminação provisória e passageira do Natal, a Prefeitura investiu na manutenção, implantação de redes baixas e na troca de lâmpadas que são medidas duradouras e que atingem um número maior de beneficiados. Nos últimos cinco meses, foram trocados ou instalados mais de 12 mil pontos de iluminação. Foram 20 bairros na zona sul, 47 na zona leste, 35 na zona norte, 17 distritos e comunidades rurais, 13 espaços públicos (praças e campos de futebol), além de 11 das principais estradas e avenidas da capital.