O secretário municipal de Assistência Social, Solano Ferreira, a convite do vice-governador, Daniel Pereira, participou no último final de semana de uma reunião na região da comunidade Cujubim, no médio madeira, quando foram discutidas, com a comunidade, várias ações do governo do estado e do executivo municipal para atender suas necessidades.
Na reunião ficou confirmado do investimento no eco turismo na região na área do meio ambiente, tendo como referencial o Lago do Cujubim. O secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental, coronel PM Vilson de Salles Machado, estava presente.
Quanto a assistência social municipal de Porto Velho, o secretário Solano Ferreira, colocou a preocupação do setor com as possíveis vulnerabilidades que possam surgir a partir do conglomerado formado na região devido a construção de dois portos graneleiros : Magi e Bertolini. Essa zona portuária vai puxar todo tráfego pesado pra região e com o tráfego os habitués de zonas portuárias quase sempre resultando em vulnerabilidades.
Moradores da região, presentes na reunião, em conversa com o secretário de assistência social de Porto Velho, relataram reclamando da constatação de incidência de drogas e prostituição na área. Diante da situação, Solano Ferreira, comprometeu-se, estudar a questão juntamente com equipes técnicas da secretaria municipal de Assistência Social – Semas, e planejar ações, visando assistir as pessoas em estado de vulnerabilidades na área portuária.
Solano também informou que o trabalho de fortalecimento de vínculo da Semas irá trabalhar com a possível extensão da guarda mirim para a localidade. A possibilidade da criação da guarda mirim está sendo viabilizada em parceria com 5º Batalhão da Policia Militar, via o comandante, tenente coronel PM Almeida. O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, tenente coronel PM Torres, que também estava na reunião concordou com a idéia da extensão da guarda mirim para a localidade.
Participaram da reunião os moradores das comunidades de Cujubim Grande, Cujubinzinho, Vila Calderita, Agro Vila, líderes comunitários, como cabo RR Moura, D. Raimunda, professores de Cujubim, todos somando força com o governo do estado e a prefeitura municipal, na busca de melhorias para àquelas comunidades.