Menos de dois meses após assumir o sistema do transporte coletivo de Porto Velho, o Consórcio SIM parece que vai enfrentar a primeira greve da categoria.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Coletivo de Rondônia (Sitetuperon) notificou o consórcio e vai deflagrar paralisação total do sistema, caso as empresas não cumpram o acordo coletivo, em aberto desde que o SIM começou a operar.
Na última terça-feira (16), a diretoria do Sitetuperon notificou o Consórcio abrindo um prazo de 24 horas, para que as empresas iniciem as negociações do acordo, sob pena de greve por tempo indeterminado.
O oficio entregue ao SIM foi assinado pelo gerente do sistema, Gilvan Guidin, que tem até as 16 horas desta quarta-feira (17), para apresentar uma resposta ao Sindicato e evitar a greve.
Segundo o Sitetuperon, o consórcio SIM vem descumprindo cláusulas do acordo coletivo e se nega a sentar para negociar a questão salarial. Edilson Pereira, presidente do sindicato, disse que o Consórcio não repassou as mensalidades sindicais descontadas dos trabalhadores nem disponibilizou para a categoria, a junta médica conforme estabelece o acordo.
De acordo com Pereira foram feitas diversas tentativas de abrir as negociações, mas o consórcio não se mostrou disposto a negociar. Segundo ele vencido o prazo de 24 horas, o sindicato irá respeitar o prazo de 72 horas para comunicar a paralisação e iniciar a greve já a partir da próxima segunda-feira (22).
O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) já receberam o documento do Sindicato e estão cientes da provável paralisação.