Prefeitura remove canteiro da Jorge Teixeira com Duque de Caxias
O trabalho deveria ter sido executado durante no último final de semana, para aproveitar a baixa movimentação de veículos, mas as chuvas não permitiram. A equipe designada aproveitou a melhora do tempo nesta terça para remover o canteiro central e tornar o local trafegável pela Duque de Caxias.
A prefeitura de Porto Velho, em parceria com o governo estadual via Departamento de Estradas e Rodagens (DER), realizou na terça-feira (9), a abertura do canteiro na BR-319, (avenida Jorge Teixeira), cruzamento com a rua Duque de Caxias, com a remoção parcial do canteiro central da rodovia. “O principal benefício dessa obra será desafogar o fluxo de veículos na Carlos Gomes”, disse o secretário municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte, Carlos Henrique da Costa.
O trabalho deveria ter sido executado durante no último final de semana, para aproveitar a baixa movimentação de veículos na via, que recebe diariamente tráfego intenso, mas as chuvas não permitiram. A equipe designada aproveitou a melhora do tempo na manhã desta terça para remover o canteiro central da Jorge Teixeira e tornar o local trafegável pela Duque de Caxias.
Conforme adiantou Carlos Henrique, os próximos passos serão a pavimentação do local onde estava o canteiro, término do recapeamento da Duque de Caxias e sinalização horizontal (faixas) e vertical (placas). “Depois é só ligar os semáforos que já estão instalados e liberar o trânsito em mão única, sentido bairro/centro”, completou Costa.
Se o tempo favorecer, a pavimentação asfáltica será concluída ainda esta semana e a parte de sinalização até o final da outra semana, quando a Duque de Caxias será liberada para o trânsito em sentido único.
Além de diminuir o fluxo na Carlos Gomes, o secretário também aponta como benefícios da obra, melhorias no transporte coletivo que é feito pela Carlos Gomes e mais segurança no trânsito nas duas vias.
MITIGAÇÃO
A obra está sendo realizada pelo DER pelo fato de ela representar um compromisso de mitigação feito pelo governo estadual, devido aos impactos causados no trânsito por conta da construção do Centro Político Administrativo (CPA).
O trabalho ainda conta com a parceria do DNIT, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) e Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo e Serviços Básicos (Semusb).