Foto: Divulgação A Prefeitura de Porto Velho informou na tarde desta terça-feira (16), que o desfile das escolas de samba será no último final de semana de fevereiro, no Parque dos Tanques. No dia 26, a partir das 20h, acontecerá a apresentação das agremiações do grupo de acesso, composto por Rádio Farol, Império do Samba e Acadêmicos da zona Leste. No dia seguinte, às 19h30min, será a vez do grupo especial, formado por Asfaltão, Diplomatas, Armário Grande e São João Batista.
Conforme o vice-presidente da Fundação Cultural, Rafael Altomar, as datas foram definidas em reunião com os representantes das escolas de samba. Estes alegaram que precisavam de mais tempo para se preparar. Também levaram em conta o tempo que o governo estadual precisava para licitar toda estrutura necessária para o evento. “É importante ressaltar que o desfile das escolas ainda está dentro do período momesco, que se encerra no dia 29 de fevereiro”, explicou Altomar.
O representante da Funcultural também informou que a prefeitura está contribuindo com apoio financeiro às agremiações carnavalescas. As do grupo especial receberam R$ 130 mil cada. Para o grupo de acesso, o valor a cada uma delas ficou em R$ 65 mil. No primeiro grupo, cada agremiação vai desfilar com 300 brincantes, 40 integrantes na bateria e três carros alegóricos. No outro, 200 brincantes, 30 na bateria e dois carros. Os valores repassados são oriundos do orçamento destinado aos eventos voltados para a cultura popular.
Além de destacar a iniciativa do prefeito Mauro Nazif em apoiar as escolas de samba e aos demais movimentos culturais de Porto Velho, Altomar também enalteceu a parceria com o governo estadual, que vai arcar com toda estrutura para a realização dos desfiles. Disse, ainda, que a apuração dos votos acontecerá no dia 28, lá mesmo no Parque dos Tanques.