Prefeitura divulga perfil do turista visitante de Porto Velho
No relatório foi possível identificar que a escolaridade destes turistas também foi pesquisada: 40% do público pesquisado possui nível superior; 33% pós-graduação; 11% mestrado, 6% doutorado; 6% ensino médio e 1% ensino fundamental. Sobre a motivação da viagem, 69% vem a cidade a negócios/trabalho.
A Subsecretaria Municipal de Turismo (Semdestur) realizou pesquisa que revela o perfil do turista visitante de Porto Velho. Esta pesquisa foi aplicada com os turistas que visitaram o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, durante todo o ano de 2017. Conforme dados coletados, 65% dos visitantes que passaram pelo CAT foram do sexo masculino e 35% do sexo feminino. A tabulação de toda a pesquisa foi realizada pela turismóloga Lidiane Bandeira, que afirma que ações como esta são de extrema importância para o desenvolvimento do segmento de turismo na capital.
No relatório apresentado foi possível identificar que a escolaridade destes turistas também foi pesquisada: 40% do público pesquisado possui nível superior; 33% pós-graduação; 11% mestrado, 6% doutorado; 6% ensino médio e 1% ensino fundamental.
Sobre a motivação da viagem, observa-se que 69% vem a cidade a negócios/trabalho o que reafirma a vocação da capital para o turismo de negócios.
Com relação as visitas aos atrativos turísticos de nossa capital, 22% visitaram a Estrada de Ferro Madeira Mamoré; 20% a praça das 3 Caixas D’Água; 19% visitaram o Porto Velho Shopping; Mercado Cultural e Mercado Central 10%, Catedral do Sagrado Coração de Jesus 11% e a Casa de Cultura Ivan Marrocos recebeu 8% das visitas.
O nível de satisfação (que abrange os serviços de dimensões turísticas) também foi mensurado. Como foi percebida a organização dos atrativos quanto à infraestrutura? No tópico acesso, 32% opinaram ótimo, 58% opinaram bom, regular 3% e péssimo 7%. Com relação a limpeza da cidade, 74% opinaram em bom, 8% ótimo, regular 15% e péssimo 3%. A iluminação da capital também foi avaliada: 18% opinaram ótimo, 57% bom, 22% regular e 3% péssimo. No quesito segurança, 12% julgaram ótimo, 60% opinaram em bom, 16% regular e 12% péssimo.
Para o subsecretário Júlio César Siqueira (Semdestur), o trabalho que fornece dados sobre os atrativos turísticos, ocupação hoteleira e transportes, visa auxiliar os dirigentes do segmento turístico na elaboração e planejamento de suas ações, para um melhor entendimento da cadeia produtiva do turismo e, consequentemente, no incremento da atividade. “Este é o primeiro registro concreto de dados das pessoas que visitam o nosso Centro de Atendimento ao Turista. Nossos técnicos estão empenhados em implementar políticas de desenvolvimento no segmento de turismo, pois enxergamos a atividade como um importante fator de crescimento econômico”, destaca.