Professor da Unir fala sobre crise Institucional, partidos políticos e eleições 2018 no III Ciclo de Palestras da Loja Maçônica de Rondônia
A cerca de oito meses das eleições, o Brasil tem pelo menos 14 pré-candidatos à Presidência. As projeções indicam uma disputa com muitos candidatos e, até o momento, tão aberta que dificulta até mesmo definir os nomes que estarão nas urnas.
O Brasil, vive um momento de escolha, a dúvida é dar continuidade ao governo de esquerda ou voltar ao neoliberalismo. Desde a primeira eleição, em 1989, quando ainda estávamos engatinhando no que tange a democracia, até agora, passados 21 anos, os mesmos escândalos aflorarem no cenário brasileiro.
A cerca de oito meses das eleições, o Brasil tem pelo menos 14 pré-candidatos à Presidência. As projeções indicam uma disputa com muitos candidatos e, até o momento, tão aberta que dificulta até mesmo definir os nomes que estarão nas urnas.
No entanto, todos os que aparecem nas pesquisas de intenção de votos ou que já se lançaram como pré-candidatos têm importantes obstáculos a superar até o início da campanha, marcada para começar em agosto.
Pendências na Justiça, disputas partidárias internas, tempo escasso de propaganda no rádio e na televisão, alta rejeição ou falta de popularidade e impedimento para participar em debates são alguns dos desafios que os postulantes à Presidência e seus respectivos partidos ainda precisam driblar até agosto.
Apesar de a Justiça Eleitoral ainda não ter divulgado o calendário oficial das eleições do próximo ano, marcada para 7 de outubro, partidos trabalham com prazos para atrair políticos, firmar alianças e lançar seus candidatos na tentativa de aumentar suas chances eleitorais.
"Impasses da Democracia Brasileira: Crise Institucional, partidos políticos e eleições 2018". Esse foi o tema da palestra proferida pelo Professor João Paulo S. L. Viana da Unir na noite de ontem (06) na GBLS Estrela renascente nº 02. Com a presença de 80 pessoas entre maçons e alguns convidados não maçons, a palestra trouxe informações sobre o cenário atual da politica brasileira e de como chegamos até o momento atual.
"Muito obrigado professor João Paulo por sua importante contribuição no III Ciclo de Palestras da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia, principalmente pela forma brilhante e isenta com a qual fez sua explanação da política sob o ponto de vista científico.", declarou Vanderlei Coelho
"Desprovida de qualquer tendenciosidade, sua palestra evidência fatos históricos e importantes do cenário político nacional. Diante do exposto só nos resta exortar um dos mais nobres sentimos humanos, a gratidão. Muito obrigado por você ter aceito nosso convite." encerrou Irmão Vanderlei Coelho ao agradecer pela participação do Professor.
Até as eleições de outubro o Brasil tem muito chão pela frente, o que resta é esperar para ver qual será o cenário que irá se formar até lá.
Breve Currículo do Professor João Paulo:
João Paulo Viana é professor de Ciência Política da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutorando em Ciência Política na UNICAMP. Analista político do Blog Legis-Ativo, do portal Estadão. Possui livros, capítulos de livros e artigos publicados sobre o tema das instituições políticas brasileiras, com ênfase em sistemas eleitorais e sistemas partidários.
Atualmente ocupa o cargo de Secretário Executivo Regional da Diretoria Centro-Oeste/Norte da Associação Brasileira de Ciência Política.