Trabalhadores fazem greve, mas privatização da Eletrobras é aprovada
No fim da tarde de ontem (08), mesmo sob protesto, acionistas da Eletrobras aprovaram a privatização de seis distribuidoras de energia administradas pela estatal, no Norte e Nordeste do país. Além da Ceron, serão colocadas à venda as distribuidoras do Amazonas, Roraima, Acre, Alagoas e do Piauí.
Os trabalhadores das Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), distribuidora da Eletrobras no estado, fizeram um dia de greve nesta quinta-feira (8) contra a privatização da estatal. A paralisação, segundo Nailôr Gato, presidente do sindicato da categoria, acontece em todas as distribuidoras da região Norte do país, em apoio a uma mobilização que aconteceu neste mesmo dia em Brasília.
Mesmo com a mobilização, os acionistas da empresa aprovaram no fim do dia a privatização da Eletrobras no Norte e Nordeste.
“Várias entidades sindicais do Norte e Nordeste do país fazem um protesto, em Brasília, contra a privatização da Eletrobras, impedindo a realização de uma assembleia de acionistas em que seria analisada a privatização de seis distribuidoras de energia, incluindo a Ceron”, explicou o sindicalista.
Em Porto Velho, os consumidores que tentaram resolver problemas encontraram a unidade fechada.
“Ninguém avisou nada sobre a greve. Tenho que resolver um problema urgente e agora não tenho a quem recorrer”, disse, visivelmente descontente, o soldador Rodrigo Sena, morador da Zona Sul que enfrentou a chuva para tentar negociar uma dívida e fazer transferência de endereço.
Quem também enfrentou chuva e teve os planos frustrados foi a funcionária pública do Município Maria José.
“Preciso tirar segunda via de uma conta, se não vão cortar o fornecimento”, lamentou. Apesar da insatisfação, Maria José manifestou apoio aos grevistas. “Se privatizar será pior para todos”, avaliou.
O atendimento em todo o estado deve ser normalizado nesta sexta-feira (9), segundo Nailôr Gato. “A paralisação atingiu todas as centrais, mas o trabalho interno continuou, apenas as operações externas foram paralisadas. Nesta quinta-feira tudo volta ao normal”, diz Nailôr.
Privatização
No fim da tarde de ontem (08), mesmo sob protesto, acionistas da Eletrobras aprovaram a privatização de seis distribuidoras de energia administradas pela estatal, no Norte e Nordeste do país.
Além da Ceron, serão colocadas à venda as distribuidoras do Amazonas, Roraima, Acre, Alagoas e do Piauí.