O prefeito da capital, Hildon Chaves (PSDB), participou da entrega juntamente com alguns vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Maurício Carvalho (PSDB) e o vereador Jurandir Bengala (PR).
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tem a missão diária de salvar vidas, missão que ganhou reforço nesta quinta-feira (08) quando o serviço recebeu três novas ambulâncias compradas pela Prefeitura.
O serviço chega a atender em média 1.200 pessoas ao mês.
A prefeitura realizou a compra de quatro viaturas totalizando R$ 716 mil, de recursos próprios. O pagamento, entretanto, só será efetivado após a entrega do quarto veículo, que deve acontecer até o dia 20.
O prefeito da capital, Hildon Chaves (PSDB), participou da entrega juntamente com alguns vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Maurício Carvalho (PSDB) e o vereador Jurandir Bengala (PR).
Para Bengala a entrega das ambulâncias vai ajudar não só a capital, mas também os distritos de Porto Velho que vem sofrendo com a falta do veículo.
"Essas ambulâncias não são um benefício só para a capital, mas também para os nossos distritos que vem sofrendo bastante nos últimos anos, esperamos que melhore consideravelmente o serviço", afirmou Bengala.
Ele também agradeceu ao prefeito da capital.
"Quero parabenizar o prefeito de Porto Velho, que está com a determinação de melhora a saúde do nosso povo. Vamos continuar na luta e fiscalizando para garantir essa melhoria", encerrou.
O titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Orlando José de Souza Ramires, também participou da entrega.
Além das unidades móveis compradas pela administração, o município deve receber outras cinco do Ministério da Saúde, duas já estão chegando ainda este mês, mas as demais também já estão garantidas, segundo o prefeito.
“As nossas ambulâncias estavam praticamente quase todas sucateadas e há muito tempo Porto Velho não recebia ambulâncias novas. A gestão anterior não deu baixa nas que já estavam inservíveis, então nós fizemos essa baixa, uma ação burocrática e automaticamente o Ministério estará nos encaminhando mais cinco novas ambulâncias, então serão nove para atender a população da capital”, detalhou Hildon, comemorando a ampliação do serviço, que atinge o preconizado em relação a média populacional da cidade.
REESTRUTURAÇÃO
Outro reforço que chega para o Samu é estrutural. A sede, que está localizada ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança no bairro Embratel, vai passar por reparos.
O telhado da unidade será reformado pela Santo Antônio Energia que já assinou a ordem de serviço para a reconstrução.
“O convênio que nós temos partiu de uma demanda da prefeitura. Nós verificamos com os técnicos a necessidade da reforma do telhado dessa edificação de extrema importância e no dia de hoje estamos dando ordem de serviço a empreiteira para início imediato”, garantiu Welton Correa, gerente de engenharia.
AÉREO
Durante a solenidade de entrega das ambulâncias o secretário da Semusa anunciou ainda o estreitamento de relações entre Samu e Corpo de Bombeiros Militar. Segundo Orlando, está em conversa com a instituição a assinatura de um convênio para a utilização de aeronaves dos bombeiros no socorro a vítimas quando necessário. São duas aeronaves, sendo uma UTI e ainda um helicóptero.
“Esse convênio é extremamente importante, uma das coisas mais importantes que já aconteceram no atendimento de urgência e emergência a ribeirinhos e moradores da região da Ponta do Abunã. Nós já começamos a conversar e talvez na próxima semana a gente possa assinar, mas já há uma determinação do comandante de que nós podemos utilizar essas aeronaves em caso de necessidade”, explicou Ramires.
O prefeito por sua vez comemorou a possibilidade, que não deve gerar custos para o município.
“Com essa oferta passaremos a receber uma verba do Ministério da Saúde e esse valor será repassada ao próprio Corpo de Bombeiros para auxiliar no custeio desse serviço que será prestado a população de Porto Velho”, concluiu Hildon Chaves.