22/02/2016
Pequenos agricultores assinam contratos de aquisição de terras em Candeias do Jamari
Foi anunciada também a construção da Escola Casa Família Rural numa parceria do Governo com a Santo Antônio Energia.

   Foto: Ésio Mendes/Secom-RO/Reprodução
O ministro do Desenvolvimento Agrário,  Patrus Ananais, passou 7h em Rondônia, nessa quinta-feira (19), e entre outras atividades da agenda, juntamente com o governador Confúcio Moura, contribuiu para transformar a vida de 157 famílias de agricultores, que receberam, cada uma, contrato de aquisição de lotes de 10 hectares. Na área, onde originalmente funcionou a Fazenda Rancho Alegre, em Candeias do Jamari, vão cultivar hortaliças, árvores frutíferas e criar animais.

A alegria dos novos proprietários de terras era visível. Aleitir José Soares, um mineiro divorciado, que vive com o filho de 15 anos, comemorou. Aos 55 anos, ele detalhou os planos que tem: “vou plantar macaxeira e banana. Depois vejo o que é possível fazer mais. Mas é uma nova história que acontece na minha vida”, disse com emoção.

Com uma trajetória toda desenvolvida como trabalhador rural com a família, e depois como empregado, Aleitir não parava de rir ao concluir que a partir de agora será seu próprio patrão.

 

“Tenho perspectivas naquilo que sempre sonhei: viver da agricultura como meus pais” – Márcio Pereira, agricultor

 


Os lotes, que para o governador Confúcio Moura serão a redenção daquelas famílias, darão uma nova rota para Márcio Pereira da Silva e sua noiva, Jaqueline Xavier. Este é o seu primeiro pedaço de terra, e ele garante que lutou muito para ter direito à conquista. “O pessoal do banco [do Brasil] vai me orientar sobre o que plantar. Mas estou feliz porque tenho perspectivas naquilo que sempre sonhei: viver da agricultura como meus pais”.

O governador de Rondônia explicou que existe uma projeção de que, em pouco tempo, as famílias que estão ligadas às quatro associações de produtores rurais estarão gerando riquezas na faixa de R$ 5 milhões, mensalmente. “Se trabalharem como vocês sabem trabalhar, poderão mandar os filhos para as faculdades, comprar carros, ter muito conforto”, afirmou.

Confúcio prometeu retornar outras vezes para acompanhar o desenvolvimento dos agricultores, que terão assistência técnica, recursos para infraestrutura e estradas abertas, entre outros benefícios.

A Fazenda Rancho Alegre foi adquirida pelas famílias. A área original é de 1.577 hectares e cada proprietário ficou com pouco mais de 10 hectares, pelo valor de R$ 56, 2 mil.

A entrega dos contratos foi organizada pela Coordenadoria da Unidade Técnica Estadual, órgão da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

Agroindústria

O ministro, o governador, o senador Valdir Raupp, deputados estaduais, vereadores e o prefeito de Candeias do Jamari Francisco Soares, também participaram da inauguração da agroindústria de polpas Paraíso, da Associação Agroambiental Paraíso das Acácias, na Linha do Linhão.

O empreendimento vai produzir polpa de manga, acerola, açaí, cupuaçu e maracujá, e poderá vender para qualquer lugar do País.

A recuperação da política que está a serviço da vida, das pessoas mais pobres e da prestação de serviço, foi defendida pelo ministro Patrus Ananias, durante a cerimônia. Segundo ele, não basta investir para que a produção agrícola cresça. “Temos que produzir alimentos de qualidade, cuidar da saúde das pessoas e também da terra”, afirmou, esclarecendo que o excesso de agrotóxicos e sementes transgênicas deve ser discutido seriamente.

Ao referir-se às famílias que necessitam de terras para plantar, Patrus Ananias disse que o governo federal vai investir para que os assentados tenham dignidade e não precisem morar sob lonas.

Confúcio Moura revelou que já existem, no estado, mais de 700 agroindústrias, e seu sonho é levar a industrialização para os sítios, chácaras e quintais a fim de mostrar o potencial produtivo do agricultor familiar.

O governador disse ao ministro que a maioria dos municípios do estado originou-se de pequenos núcleos de famílias de agricultores, pessoas que ajudaram a elevar para quase 2 milhões de habitantes uma região que tinha apenas 100 mil moradores.

Futura escola

A comitiva também visitou, em Candeias do Jamari, a área onde será construída a Escola Casa Família Rural (CFR), numa parceria do governo estadual com a concessionária Santo Antônio Energia.

A CFR será uma escola diferenciada que formará técnicos em agricultura e agronegócio. A grade curricular foi programada para contemplar atividades que os alunos desenvolverão nas propriedades com seus pais. A escola terá, além das salas de aula, cozinha, auditório, laboratório de análise de solo e biblioteca, entre outras dependências.





 



Fonte: SECOM - Governo de Rondônia
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法