Prefeitura divulga ferramenta para pesquisa da demanda por cursos de EaD
A ferramenta de pesquisa para a criação desses indicadores foi lançada pelo Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com objetivo de mapear a demanda e nortear a possibilidade de abertura de novos cursos de graduação e pós-graduação para o segundo semestre de 2018.
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), convida a comunidade a participar de levantamento da demanda pelos cursos de graduação e pós-graduação que poderão ser ofertados na modalidade à distância em todo município de Porto Velho.
A ferramenta de pesquisa para a criação desses indicadores foi lançada pelo Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com objetivo de mapear a demanda e nortear a possibilidade de abertura de novos cursos de graduação e pós-graduação para o segundo semestre de 2018, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES).
O formulário pode ser respondido por estudantes que concluíram o ensino médio, professores que desejam obter segunda licenciatura e outros membros da comunidade, interessados na Educação Superior à Distância.
O questionário é simples. Basta acessar o link, incluir algumas informações de dados pessoais, formação escolar, atuação profissional e a escolha do curso desejado. O período da pesquisa iniciou nesta terça (21) e termina no dia 20 do próximo mês.
O polo da UAB, localizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CFPE), à rua José do Patrocínio, nº 512, entre as ruas Rogério Weber e Euclides da Cunha, na região central da cidade, foi criado através de convênio entre a Prefeitura de Porto Velho e a Capes/MEC.
O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no Brasil. Incentiva a colaboração entre a União, estados e municípios e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos Polos de Apoio Presencial em localidades estratégicas.
A UAB propicia a articulação, interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas.
A prefeitura de Porto Velho, via Semed firmou o termo de adesão em 2008, instalando no Centro de Formação de Profissionais da Educação o Polo de Apoio Presencial do Sistema da Universidade Aberta do Brasil UAB/Capes.