Para diminuir o caos, Conselho Municipal de Saúde convoca voluntários
O Conselho é um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a participação da sociedade no processo de fiscalização da aplicação dos recursos da saúde e do trabalho realizado em benefício da população.
O Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho (CMS) está selecionando voluntários para compor o Conselho Local,a ser implantado inicialmente na zona Sul da capital, região que concentra atualmente seis unidades básicas de saúde e uma UPA. São quatro vagas. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril.
Podem participar pessoas maiores de 18 anos que moram na comunidade, próximo a alguma unidade de saúde, e quetenham interesse em executar o trabalho voluntariamente, reportando-se periodicamente ao Conselho Municipal.
Os interessados podem fazer a inscrição na sala do conselho, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na Av. Jorge Teixeira, esquina com Av. Sete de Setembro, munidos da xerox do comprovante de residência e um documento com foto. Antes de começarem a atuar, os selecionados serão capacitados.
“O Conselho Local será uma extensão do Conselho Municipal dentro das unidades de saúde para acompanhar tudo que acontece e nos repassar”, explicou João Aramayo, presidente do CMS. Ao longo deste ano, o projeto será ampliado para as demais regiões da cidade que possuem unidades de saúde.
Em busca de informações com a direção da UPA, o Notícias RO apurou que além de recorrente a falta de atendimento, os médicos reclamam da troca de fornecedor de alimentos consumidos por eles. O atraso no fornecimento de comida por conta dessa troca chega a duas horas, isso também acontece durante o plantão dos médicos, que tem duração de 24h.
Papel do CMS
O Conselho Municipal de Saúde é um dos princípios mais importantes do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a participação da sociedade no processo de fiscalização da aplicação dos recursos da saúde e do trabalho realizado em benefício da população.
A Semusa disponibiliza dois telefones para informações: (69)99223-7936 ou 998131-3709.