Inscrições para o provão do Padre Moretti, em Porto Velho, estão abertas até o dia 13 de abril pela internet
As provas incluem todas as áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagem e Matemática. As inscrições são pela internet e começaram na segunda-feira (26) e encerram-se no dia 13 de abril.
Mais de 2,7 mil candidatos à conclusão dos ensinos fundamental e médio são esperados no provão deste primeiro semestre de 2018 no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) Padre Moretti. A previsão fundamenta-se em dados do último certame, em Porto Velho, quando aquele foi o número alcançado.
As provas incluem todas as áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagem e Matemática.
“Sem alterações, funcionará a mesma grade, o mesmo conteúdo programático do ano passado, e já nos preparamos para receber maior número de inscritos”, disse a coordenadora pedagógica do Ceeja, Francisca Aguiar.
As inscrições são pela internet e começaram na segunda-feira (26) e encerram-se no dia 13 de abril. As provas do Ensino Fundamental serão aplicadas de 7 a 9 de maio, das 19h às 22h; do Ensino Médio no período de 10 a 17 de maio; também das 19h às 22h. O resultado do Ensino Fundamental será divulgado no mural do Padre Moretti dia 8 de junho e o do Ensino Médio dia 15 de junho.
Na média de dez questões por noite, nessas três horas de duração. Doze salas estão disponíveis para as provas.
Para tudo funcionar bem, o Ceeja adaptará as turmas em conformidade com o espaço. No ano passado o ensino médio exigiu tempo de cinco semanas, enquanto o ensino o fundamental precisou de três.
A direção aguarda orientação e apoio da Secretaria Estadual de Educação para adotar o sistema de inscrição totalmente online. “Mas o modo manual prevalece no período”, disse a coordenadora.
Quem procura o Ceeja? “Trabalhadores da construção civil, comerciários e até servidores públicos de diversas áreas, pessoas que frequentaram cursos técnicos, mas por algum motivo não concluíram o ensino médio”, ela explicou.
A metodologia de ensino no Ceeja diferencia-se da dirigida às crianças e adolescentes. Antigamente a Educação de Jovens e Adultos (EJA) era chamada de supletivo, e por essa razão, até hoje muitas pessoas ainda utilizam esse termo quando a ela se referem.
Francisca faz a recomendação geral da direção do estabelecimento, reiterando que o provão ”não é concurso, jogo ou loteria”. Assim, ela adverte: “Não é o X que funciona, mas o preparo do candidato”.
Segundo a coordenadora, o exame serve para o aluno regularizar o atraso escolar e organizar documentação perdida.
Nesse aspecto, estrangeiros também se beneficiam e atualmente também fazem parte da clientela que busca a regularização escolar – bolivianos e haitianos, por exemplo.
No ano passado, lembrou Francisca, Matemática foi “o calo” da maioria dos mais de 2 mil inscritos. “De um modo geral, houve boa aprovação no Ensino Fundamental, notadamente em Ciências Naturais”, observou a coordenadora de exames gerais, professora Keila Santos Barbosa.
O QUE É PRECISO
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que trabalha com o mesmo conteúdo, e pretende desenvolver as mesmas competências do Ensino Fundamental [1º ao 9º ano] e Médio [1º ao 3º ano, antigo colegial], porém, voltada para pessoas adultas. Estas são as exigências para os candidatos:
Idade mínima para provas: 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 para o Ensino Médio.
Apresente-se na coordenadoria com duas fotos 3 x 4 e cópia de documento oficial.
É fundamental que o candidato esteja preparado e tenha conhecimentos gerais para fazer a prova.
ONDE FICA
O Ceeja Padre Moretti fica na Rua Herbert de Azevedo nº 1649, bairro São Cristóvão, em Porto Velho.