ALE-RO aprova projeto que autoriza a elevação da barragem da usina de Santo Antônio
O vereador Jurandir Bengala (PR) que esteve defendendo os interesse do distrito na ALE-RO, quer agora que as compensações originárias do aumento dessa barragem sejam aplicadas exclusivamente no distrito
Foram semanas, até que a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) aprovasse, durante uma sessão ordinária nesta quarta-feira (11), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 102/16 que altera alguns dispositivos da Lei Complementar nº 633, que altera a área que delimita três unidades de conservação estaduais: Estação Ecológica Serra Três Irmãos, Floresta Estadual de Rendimento Sustentado do Rio Vermelho C e Reserva Extrativista de Jacy-Paraná e as destina para formação do lago artificial da barragem da Usina Hidrelétrica da Santo Antônio Energia (SAE).
Por meio desse projeto as áreas de reservas ambientais são destinadas para a conformação do lago artificial da barragem e otimização da geração do potencial elétrico. O projeto pode atingir famílias que vivem na região do distrito de Jacy-Paraná, distante a 90 km em Porto Velho.
O vereador Jurandir Bengala (PR) que esteve defendendo os interesse do distrito na ALE-RO, quer agora que as compensações originárias do aumento dessa barragem sejam aplicadas exclusivamente no distrito.
“Nossa briga aqui é para que as compensações desse aumento da barragem da usina sejam aplicadas única e exclusivamente no nosso distrito de Jacy-Paraná. Não é admissível que a Usina consiga fazer isso [aumentar seu reservatório] e os benefícios não sejam usados para melhorar a nossa região que é majoritariamente atingida”, afirmou o vereador.
Após muitos discursos inflamados, com a aprovação do projeto a SAE fica autorizada a aumentar em 0,81cm o lago da usina para potencializar em 100% as seis turbinas extras construídas e que irão gerar energia para o Estado de Rondônia e Acre.