Foto: Ésio Mendes Expedito Junior (PSDB) e Coronel Marcos Rocha (PSL) disputarão o segundo turno para governo em Rondônia. O cenário com os dois candidatos surgiu após 65% das urnas apuradas, e se manteve até o final da apuração dos votos.
Com 100% das urnas apuradas, Expedito Junior teve 241.855 votos e Cel. Marcos Rocha teve 183.691. O terceiro colocado, Maurão (MDB), somou 173.690.
Marcos Rocha aparecia em quarto lugar na pesquisa divulgada nesta sexta-feira (6) pelo Ibope com 8% das intenções de votos, mas despontou no resultado da votação e acabou indo pro segundo turno com Expedito Junior.
A apuração das urnas de 4.148 seções no estado foi encerrada às 20h50. Expedito ficou com 31,59% dos votos; Cel. Marcos Rocha com 23,99%; Maurão de Carvalho com 22,69%; Vinícius Miguel com 14,44%. Confira a apuração completa.
O agronegócio foi um dos temas mais citados pelos candidatos durante a campanha. Expedito Junior disse que, caso eleito, em seu governo vai realizar a distribuição de calcário e sementes para pequenos agricultores. O candidato do PSDB também falou sobre saúde, com a proposta da criação de um novo Hospital João Paulo II em Porto Velho.
Coronel Marcos Rocha focou na regularização fundiária e falou em fortalecer a agricultura familiar. O candidato do PSL também deu ênfase em educação e segurança durante sua campanha pelo estado.
Confira o resultado da votação para governo de Rondônia:
Expedito Júnior (PSDB): 31,59%
Coronel Marcos Rocha (PSL): 23,99%
Maurão de Carvalho (MDB): 22,69%
Vinícius Miguel (REDE): 14,44%
Pimenta de Rondônia (PSOL): 4,83%
Coronel Charlon (PRTB): 2,46%
Acir Gurgacz (PDT): 0%
Comendador Valclei Queiroz (PMB): 0%
Pedro Narazareno (PSTU): 0%
Acir Gurgacz, Comendador Valclei Queiroz e Pedro Nazareno não tiveram os votos contabilizados pelo TSE, pois tiveram o registro de candidatura indeferido.