Prefeitura promove ação de educação ambiental no Baixo Madeira
O primeiro distrito a ser atendido é São Carlos, seguido de Nazaré e encerrando em Calama. Esta é a segunda vez que a Sema promove atividade de educação ambiental no Baixo Madeira.
Três distritos e nove localidades da região do Baixo Madeira serão atendidos pela Prefeitura a partir desta quarta-feira (28) até domingo (02) durante a Ação Integrada do Município de Porto Velho. A atividade é coordenada pela Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
A equipe, composta de 60 pessoas, entre técnicos da Prefeitura, do Estado e voluntários, seguiu viagem no barco Recreio, às 8h desta terça-feira (27). O primeiro distrito a ser atendido é São Carlos, seguido de Nazaré e encerrando em Calama. Esta é a segunda vez que a Sema promove atividade de educação ambiental no Baixo Madeira.
Serão realizadas palestras, oficinas, orientação e assistência técnica sobre meio ambiente, agricultura sustentável, queimadas, resíduos sólidos e bem-estar animal. Haverá ainda atendimentos socioassistenciais, inclusão e atualização cadastral de programas de transferência de renda e orientação profissional ao trabalhador.
Na área da saúde, os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) efetuarão vacinação humana e animal, aferição de pressão e dosagem de glicemia.
Pesquisa
O subsecretário municipal de Meio Ambiente, Robson Damasceno, informou que o objetivo principal da Sema, durante essa ação, é a pesquisa sobre “Disposição de Resíduos Sólidos”, para coletar informações que embasarão a contratação, via licitação, do serviço de coleta de resíduos sólidos para atender a capital.
A Sema executará também trabalho de educação ambiental com a comunidade, focando nos resíduos sólidos. Segundo a técnica de Educação Ambiental Ardileide Dias dos Santos, os moradores dos distritos e das localidades costumam queimar o lixo, enterrar ou jogar no rio Madeira. Para tentar reverter essa situação, pelo menos em parte, o trabalho da Sema contará com a participação voluntária da ONG Engenheiros Sem Fronteiras. Eles ensinarão a comunidade como reaproveitar alguns resíduos.
Parceiros
Além da Sema, Semusa e dos Engenheiros sem Fonteiras, participam da ação a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf), Subsecretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur/Sine), Defesa Civil do Município, Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM/RO), Batalhão Ambiental (BPA), Funasa e Associação dos Bombeiros Civis e Brigadistas e Rondônia (ABCBVG-RO).