Nesta terça-feira (11), o Rio Madeira atingiu a marca de 12,62 metros. Com o aumento das chuvas, a Defesa Civil municipal dá continuidade aos trabalhos preventivos em áreas ribeirinhas.
Marcelo Santos, coordenador da Defesa Civil, explica que o rio está acima da média, comparado ao mesmo período em 2013, quando o nível já apontava indícios de uma possível cheia, ocorrida em 2014. “Estamos adiantando as ações como forma de precaução, visto que o nível de 12 metros começaria a ser marcado apenas no final de janeiro ou início de fevereiro”.
Os trabalhos de prevenção vêm sendo realizados desde o ano passado. Em outubro, essa ação foi reforçada. A área ribeirinha urbana, o Médio e Baixo Madeira já estão sendo sinalizadas. Além disso, as áreas de risco estão sendo mapeadas e a triagem, com os moradores desses locais, já está sendo realizada.
Outra ação é a antecipação do plano de contingência, que define as ações a serem desenvolvidas em uma região para atender as emergências e as responsabilidades incumbidas a cada um dos órgãos que participam dessa estratégia nos âmbitos municipal, estadual e federal.