Nesta semana, uma operação de monitoramento e fiscalização realizada por agentes de fiscalização ambiental da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), conseguiu intervir em uma invasão que estava ocorrendo na fundiária do Parque Natural de Porto Velho. Os infratores fizeram desmatamento e abandonaram o local. O parque é uma unidade de conservação municipal.
Segundo o diretor de fiscalização, Washington Cortez, a área não pode ser desmatada e nem utilizada para plantios por se tratar de unidade de conservação de proteção integral (UCs). “As UCs têm a função de salvaguardar a representatividade de porções significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente”, disse Cortez.
Segundo o fiscal Assis Júnior, o monitoramento dessa área está sendo realizado frequentemente, até mesmo aos finais de semana. “Essa derrubada é recente. Soubemos porque estamos atentos a proteção do Parque. Com certeza foi realizada em um final de semana prolongado por feriados", expôs o fiscal da Sema.
Roça
Segundo a equipe de fiscalização, a roça encontrava-se se expandindo com a produção de macaxeira, banana, milho, coco, além de pimentas e ervas medicinais.