Corpo de Bombeiros orienta sobre o uso de fogos de artifício
Somente empresas especializadas têm direito de vender fogos de artifício em Rondônia, o que reduz os riscos em relação a aquisição do produto. Para revender o produto, as empresas autorizadas precisam de certificação.
Período de festa para muitos, preocupação para outros, como para o Corpo de Bombeiros, atento ao número de acidentes envolvendo fogos de artifício nesta época do ano. Lucelma Cordeiro, diretora de comunicação do Corpo de Bombeiros, afirma que a Instituição em Rondônia não tem o números de pessoas acidentadas com fogos de artifício, uma vez que este registro é feito pelo SUS – nas unidades de atendimento onde a pessoa que se acidentou buscou socorro – O que as equipes sabem é que os acidentes não são casos isolados, acontecem com certa frequência, principalmente em épocas festivas. “São acidentes terríveis, que costumam deixar sequelas, atingem os braços e rosto das pessoas”, alerta.
Ela afirma que a principal causa de acidentes está no manuseio incorreto dos artefatos explosivos. “A maioria dos acidentes acontece na base dos rojões e termina causando sérios ferimentos nas mãos da pessoa que está soltando os fogos de artifício. Há casos que o usuário empilha fogos um sobre o outro, mas acende de maneira incorreta, ou seja, de baixo para cima e termina se acidentando”, detalha. Outro cuidado é em relação aos indícios que os artefatos apresentam, se vão funcionar perfeitamente ou não: “Se o rojão não estourar, não insista, descarte”, orienta a oficial.
Somente empresas especializadas têm direito de vender fogos de artifício em Rondônia, o que reduz os riscos em relação a aquisição do produto. Para revender o produto, as empresas autorizadas precisam de certificação.
Lucelma Cordeiro também lembra que o correto é que os fogos de artifício sejam lançados em áreas abertas, para evitar acidentes com fios elétricos, residências e prédios. Assim como é imprescindível que sejam lançados distante de crianças. “É preciso uma análise criteriosa do ambiente antes de fazer o lançamento”, enfatiza. “Também é importante não ter ingerido bebidas alcoólicas, pois a coordenação motora fica alterada, o que pode facilitar a ocorrência de acidentes”, completa.
Confira as dicas do Corpo de Bombeiros para soltar fogos de artifício com segurança:
Em primeiro lugar, é imprescindível localizar uma loja especializada nesses tipos de produto;
É muito importante seguir as instruções das embalagens. Acidentes são comuns com pessoas que não empregam os fogos de forma correta;
Procure um lugar aberto, não o lance em ambientes fechados, nem juntos às redes de eletricidades. Próximo de residências também não é aconselhável;
Não utilize fogos em locais onde há perigo de incêndio;
Nunca solte os foguetes ou bombas dentro de canos, caixas de esgoto, recipientes de vidro e afins;
Se for soltar fogos, não ingira nenhum tipo de bebida alcoólica;
Caso esteja com pessoas próximas, peça para que se afastem e nunca solte em direção a ninguém;
É aconselhável contratar profissionais especializados em fogos de artifício, em caso de realização de shows pirotécnico, pois é algo para profissionais devidamente habilitados para a manipulação deste produto controlado;
Nunca deixe os fogos próximos ao corpo, nem perto de fogões, fumantes, crianças e isqueiros;
Caso o produto falhe, não tente reutilizá-lo. Jogue água no pavio para segurança;
Mantenha as crianças sempre longe, e não transporte os fogos nos bolsos.
Finallizando, Lucelma Cordeiro lembra que o importante para esse período festivo é atenção. “Geralmente os acidentes acontecem porque as pessoas estão desatentas ou por questão de costume: sempre agiu assim e imagina que os acidentes nunca vão acontecer, mas temos que pensar diferente e praticar a educação para prevenção”.