28/12/2018
Corpo de Bombeiros orienta sobre o uso de fogos de artifício
Somente empresas especializadas têm direito de vender fogos de artifício em Rondônia, o que reduz os riscos em relação a aquisição do produto. Para revender o produto, as empresas autorizadas precisam de certificação.
Período de festa para muitos, preocupação para outros, como para o Corpo de Bombeiros, atento ao número de acidentes envolvendo fogos de artifício nesta época do ano. Lucelma Cordeiro, diretora de comunicação do Corpo de Bombeiros, afirma que a Instituição em Rondônia não tem o números de pessoas acidentadas com fogos de artifício, uma vez que este registro é feito pelo SUS – nas unidades de atendimento onde a pessoa que se acidentou buscou socorro – O que as equipes sabem é que os acidentes não são casos isolados, acontecem com certa frequência, principalmente em épocas festivas. “São acidentes terríveis, que costumam deixar sequelas, atingem os braços e rosto das pessoas”, alerta.

Ela afirma que a principal causa de acidentes está no manuseio incorreto dos artefatos explosivos. “A maioria dos acidentes acontece na base dos rojões e termina causando sérios ferimentos nas mãos da pessoa que está soltando os fogos de artifício. Há casos que o usuário empilha fogos um sobre o outro, mas acende de maneira incorreta, ou seja, de baixo para cima e termina se acidentando”, detalha. Outro cuidado é em relação aos indícios que os artefatos apresentam, se vão funcionar perfeitamente ou não: “Se o rojão não estourar, não insista, descarte”, orienta a oficial.

Somente empresas especializadas têm direito de vender fogos de artifício em Rondônia, o que reduz os riscos em relação a aquisição do produto. Para revender o produto, as empresas autorizadas precisam de certificação.

Lucelma Cordeiro também lembra que o correto é que os fogos de artifício sejam lançados em áreas abertas, para evitar acidentes com fios elétricos, residências e prédios. Assim como é imprescindível que sejam lançados distante de crianças. “É preciso uma análise criteriosa do ambiente antes de fazer o lançamento”, enfatiza. “Também é importante não ter ingerido bebidas alcoólicas, pois a coordenação motora fica alterada, o que pode facilitar a ocorrência de acidentes”, completa.

Confira as dicas do Corpo de Bombeiros para soltar fogos de artifício com segurança:

 
  • Em primeiro lugar, é imprescindível localizar uma loja especializada nesses tipos de produto;
     
  • É muito importante seguir as instruções das embalagens. Acidentes são comuns com pessoas que não empregam os fogos de forma correta;
     
  • Procure um lugar aberto, não o lance em ambientes fechados, nem juntos às redes de eletricidades. Próximo de residências também não é aconselhável;
     
  • Não utilize fogos em locais onde há perigo de incêndio;
     
  • Nunca solte os foguetes ou bombas dentro de canos, caixas de esgoto, recipientes de vidro e afins;
     
  • Se for soltar fogos, não ingira nenhum tipo de bebida alcoólica;
     
  • Caso esteja com pessoas próximas, peça para que se afastem e nunca solte em direção a ninguém;
     
  • É aconselhável contratar profissionais especializados em fogos de artifício, em caso de realização de shows pirotécnico, pois é algo para profissionais devidamente habilitados para a manipulação deste produto controlado;
     
  • Nunca deixe os fogos próximos ao corpo, nem perto de fogões, fumantes, crianças e isqueiros;
     
  • Caso o produto falhe, não tente reutilizá-lo. Jogue água no pavio para segurança;
     
  • Mantenha as crianças sempre longe, e não transporte os fogos nos bolsos.

Finallizando, Lucelma Cordeiro lembra que o importante para esse período festivo é atenção. “Geralmente os acidentes acontecem porque as pessoas estão desatentas ou por questão de costume: sempre agiu assim e imagina que os acidentes nunca vão acontecer, mas temos que pensar diferente e praticar a educação para prevenção”.





 

Fonte: Mineia Capistrano/Secom - Governo de Rondônia
多吃豆类丰胸吃什么。大豆所含的多种微量元素对人体的生长发育、新陈代谢、内分泌活性、神经结构丰胸食物、免疫功能均有着重要的作用,故有“微量元素仓库”之美称丰胸酒酿蛋。女性经常吃些豆类,可大大改善乳房发育状况,使之丰满优美而性感。丰胸方法