Prefeitura chama atenção de populares para que não descartem lixo nos canais
O comportamento inadequado de parte da população atrasa o cronograma da Semisb, que recebeu a determinação do prefeito Hildon Chaves (PSDB) para que canais sejam desobstruídos.
Em menos de uma semana após a limpeza de um trecho das margens do Canal dos Tanques, em Porto Velho, realizada pela Prefeitura, colaboradores da Subsecretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Básicos (Semusb), responsável pela ação, retornaram ao local para refazer o trabalho, já que, mais uma vez, o local foi alvo do descarte inadequado de objetos.
Desta vez, um guarda-roupas foi jogado no canal, entre as ruas Elias Gorayeb e Rafael Vaz e Silva.
O comportamento inadequado de parte da população atrasa o cronograma da Semisb, que recebeu a determinação do prefeito Hildon Chaves (PSDB) para que canais sejam desobstruídos, com o objetivo de evitar o transbordamento neste período de chuvas intensas.
Devido a expansão do canal, o serviço deve continuar pelos próximos dez dias, finalizando próximo a avenida Calama.
Além de canais, o perfil nas redes sociais da Semusb aletar para o descarte irregular de lixo no Bairro Novo.
Segundo o subsecretário interino da Semusb, o descarte inadequado de lixo prejudica a qualidade de vida da população que habita a cidade os resíduos contaminam o solo e a água, favorecem a proliferação de mosquitos, ratos, escorpiões, entre outros insetos e animais peçonhentos.
"Basta um recipiente plástico jogado em um terreno, por exemplo, para que seja formado um verdadeiro criadouro de mosquitos da dengue, zika e chikungunya", disse o subsecretário.
Nos primeiros dias de 2019 uma forte chuva voltou a alagar pontos da capital, o desgaste gerado nas redes sociais fez com que a prefeitura colocasse nas ruas um verdadeiro batalhão para fazer a limpeza de canais, ruas e bocas de lobo. Apesar da iniciativa, a população continua a fazer o descarte irregular de lixo, o que provoca enchentes e cenas comuns de reclamação nas redes sociais.