Depois de enfrentar o segundo dia de paralisação geral do serviço de transporte coletivo o Consórcio Sistema Integrado Municipal (SIM) emitiu no fim da tarde desta terça-feira (22), uma nota onde faz esclarecimentos.
Na nota, o consórcio diz que ficou acordado com a prefeitura "Várias ações administrativas, para evitar a atual situação de crise financeira", mas, ainda segundo o documento, "Tais ações ainda não foram implementadas".
A empresa alega ainda que "Desde o início das atividades, a empresa vem sendo prejudicada economicamente por falta de ações do Executivo municipal".
Confira a nota:
Nota de Esclarecimento do Consórcio SIM
Em respeito aos usuários do sistema de transporte coletivo de Porto Velho, que se encontra paralisado por decisão dos trabalhadores, o Consorcio SIM vem a público fazer os seguintes esclarecimentos:
1 - No juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho, após quatro tentativas de solução, em audiência de 14 de dezembro de 2018, a Prefeitura se comprometeu em implementar várias ações administrativas, para evitar que chegássemos a atual situação de crise financeira;
2 - Por razões administrativas, infelizmente tais ações ainda não foram implementadas;
3 – Desde o início das atividades, a empresa vem sendo prejudicada economicamente por falta de ações do Executivo municipal, o que redundou no colapso financeiro da operação, mesmo tendo a empresa notificado, por várias vezes, a municipalidade sobre tais problemas, sem que houvesse solução para o problema;
4 - Os prejuízos econômicos do Consórcio SIM foram comprovados por meio de documentos, planilhas e estudos técnicos no juízo acima apontado;
5- Quanto as reivindicações dos trabalhadores, a empresa honrou os salários vencidos, restando apenas as vantagens suplementares que vão ser objeto de negociação no TRT;
6- O Consórcio SIM tem mantido o diálogo e mantém informados, diariamente, os órgãos competentes para que os serviços sejam todos restabelecidos com a máxima brevidade, afim de amenizar os prejuízos de quem dele necessita.