As águas do rio São Domingos transbordaram após um forte temporal que já dura mais de 7 horas em Buritis (RO), a 320 quilômetros de Porto Velho. De acordo com os bombeiros, cerca de 20 famílias que moram próximo ao leito do rio ficaram ilhadas e começaram a ser resgatadas com a ajuda de botes e barcos, no início desta quarta-feira (6).
O rio, que passa pela área urbana, começou a transbordar depois de receber um grande volume de água da chuva através de uma galeria na Avenida Porto Velho.
A equipe do Corpo de Bombeiros interditou toda a região afetada. Conforme a Secretaria de Obras, a ajuda da população foi de grande importância para iniciar o resgate das famílias ilhadas.
“Mobilizamos a população e conseguimos alguns barcos para fazermos o trabalho de retirada das famílias das casas alagadas”, disse o secretário Adriano Lima.
Segundo o secretário, os estragos causados pela enchente nesta quarta-feira são semelhantes ao danos provocados na enchente de março de 2015, quando mais de mil casas foram atingidas e todas as saídas do município ficaram debaixo d’água.
Segundo a Defesa Civil, a cheia daquele ano foi considerada como a maior nos últimos 20 anos e a cidade chegou a decretar estado de calamidade.
“Os danos podem chegar ao mesmo nível, tendo a ciência dos estragos causados naquele ano, nos mobilizamos o quanto antes para avisar e pedir para as famílias se retirarem dos locais próximos ao rio”, destacou.
Os moradores de Buritis devem ficar atentos, pois o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê que a chuva pode cair durante todo o dia.