Foto: Reprodução/WhatsApp
A Associação dos Produtores Rurais Extrativistas do Rio Castanho e Madeira (Asprecam) e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) fecharam o trecho da BR-364 na altura do quilômetro 80 próximo à entrada da Usina Hidrelétrica Jirau, em Nova Mutum. Os Produtores rurais de Jacy-Paraná, RO, distrito localizado a cerca de 100 quilômetros de Porto Velho, alegam que foram prejudicados pela instalação da Usina. Já os atingidos pela barragens falam em descumprimento de acordo.
De acordo com a Policia Rodoviária Federal (PRF) o bloqueio iniciou por volta das 04h15 da manhã desta quarta-feira, 25, e inicialmente seria apenas uma manifestação, mas o grupo decidiu por fechar toda a rodovia. Os manifestantes pedem compensação da concessionaria responsável pela Usina Hidrelétrica de Jirau pelos prováveis prejuízos sofridos.
Por meio de nota a Usina Hidrelétrica Jirau informou que "A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, não recebeu nenhuma pauta de reivindicação".
Ainda de acordo com a PRF, não há previsão de liberação da BR.