A Comissão de Indústria e Comércio recebeu na reunião desta terça-feira (23), realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens de Rondônia (ABAV), Maria Verônica de Araújo.
A presidente atendeu convite extraoficial feito pela comissão para participar da reunião que tratou dos cancelamentos de voos no aeroporto de Porto Velho.
De acordo com o presidente, deputado Aélcio da TV (PP), três importantes trechos aéreos que atendiam a capital já foram extintos e, segundo ele, existe a iminência de mais cancelamentos.
Em carta enviada ao governo do Estado, e lida durante a reunião, a ABAV propõe a implementação de mecanismos para redução do ICMS sobre o combustível de aviação para as empresas aéreas que atuam em Rondônia, a exemplo de outros 13 Estados.
De acordo com a associação, a solicitação está baseada na possibilidade de a empresa Gol Linhas Aéreas retirar, ainda neste mês de fevereiro, do mercado de Porto Velho, três dos seis voos que atendem a capital.
“Serão aproximadamente três mil vagas semanais que deixarão de ser ofertadas aos passageiros do nosso Estado”, frisou Aélcio da TV ao ler o documento enviado ao governador Confúcio Moura (PMDB).
De acordo com o estudioso em aviação da Universidade Federal de Rondônia (Unir), participante da reunião, Lúcio Moraes, a desvalorização do real frente ao dólar foi uma das principais causas da mudança no cenário da aviação, uma vez que a planilha de custos ficou difícil de ser atingida.
Segundo o estudioso, as quatro maiores empresas aéreas brasileiras já somam prejuízos que chegam a R$ 5 bilhões, já que os custos da aviação brasileira são ancorados na moeda americana.