Um dos direitos básicos para o exercício da cidadania ao redor do mundo é o de votar. Esse direito, primeiramente assegurado somente a homens, logo se tornou um direito feminino. O primeiro país do mundo a garantir o sufrágio (direito ao voto) para mulheres foi a Nova Zelândia, em 1893, graças ao movimento liderado por Kate Sheppard.
No Brasil o voto feminino foi assegurado após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto. Antes o mesmo só era permitido às mulheres casadas, com autorização dos maridos, e às viúvas e solteiras que tivessem renda própria.
O voto feminino foi o primeiro direito conquistado e através dele muitos outros vieram. O Decreto nº. 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, instituiu o Código Eleitoral Brasileiro e a data passa a ser um marco na história da mulher brasileira.
Esse direito ao voto instituído em 1932 completa hoje 84 anos, o marco na história do país foi o primeiro passo para que as mulheres alcançassem outras conquistas na sociedade moderna.
A prefeitura de Porto Velho irá realizar na avenida Carlos Gomes com Brasília um pit stop para organizado pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPPM) em parceria com o Conselho Municipal do Direito da Mulher, o objetivo da ação é de lembrar e conscientizar a população sobre a data. O pit stop acontece das 08h até às 10h da manhã.