Funcultural e Fesec esclarecem o adiamento dos desfiles das escolas de samba
Desfile do grupo de acesso seroa no dia 26, já no dia 27 desfilariam as escolas do grupo especial. Problemas burocráticos no Governo do Estado são os motivos do adiamento, diz Funcultural.
A Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural) e a Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Porto Velho (Fesec) realizaram uma coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (25), por meio da qual explicaram o adiamento dos desfiles das escolas de samba, que eram esperados para o final desta semana.
Jorge dos Santos (Jorjão), presidente da Funcultural, explicou que as negociações entre Prefeitura, Governo do Estado e Fesec se iniciaram quando houve a apresentação do projeto do Carnaval 2016, ainda em agosto de 2015. Em novembro, com as readequações e formatação final do projeto, que agradou a todas as partes, ficaram definidas as divisões de tarefas. O município entraria com o aporte para as escolas de samba e o estado entraria com a infraestrutura.
A Prefeitura articulou o espaço para o desfile, que seria realizado no Parque dos Tanques, comprometeu-se com o asfaltamento da pista, comprometeu-se com as trocas de postes e com a iluminação de todo o espaço e, também , instalou um novo portão que permitisse a entrada dos carros alegóricos. “O que seria referente à parte da Prefeitura foi realizada. À Sejucel caberia as arquibancadas, camarotes e sonorização da pista, mas parece ter havido um problema burocrático não vencido quanto à licitação desses serviços. Agora, estavamos aguardando um posicionamento oficial por parte do Governo. Deveria ter vindo para essa coletiva um representante por parte da Sejucel, mas por algum motivo não pode comparecer. Até ontem estavamos no impasse sobre a possibilidade de haver ou não os desfiles nesse fim de semana, mas chegamos a conclusão de que seria impossível agora”, afirmou Jorjão.
Segundo Hudson Mamede, presidente da Fasec, as escolas estão todas preparadas para o desfile. “Estamos apenas aguardando a resposta do Governo do Estado para realizarmos os desfiles. Todo o projeto foi montado, falta apenas uma parte da estrutura, mas uma parte importante. É uma pena que tenha havido esse adiamento, porque todos estavam já se mobilizando, mas, de qualquer forma, o carnaval vai acontecer e todas as escolas vão desfilar”, afirmou.
Para Marcel Fabiano, presidente da Diplomatas do Samba, a preocupação com a estrutura se justifica, porque sem ela os desfiles se tornam inviáveis. “É claro que não é bom haver adiamentos, mas estamos preparados para desfilar nesta ou na outra semana. Dependemos de uma resposta por parte do Governo do Estado e espero que ele venha logo, pois precisamos nos organizar para realizarmos um bom desfile”, disse Fabiano.