O estado de Rondônia é mais uma vez destaque positivo no cenário nacional, o quesito desta vez é a transparência do governo estadual. O estado obteve na avaliação da Controladoria Geral da União (CGU) nota de 8.64, numa escala que vai até 10 em transparência.
Os critérios adotados para a avaliação podem ser divididos em dois blocos: Transparência Passiva e Transparência Ativa. Cada bloco corresponde a 50% da nota da avaliação.
Para realizar a avaliação da transparência passiva, além da verificação de existência de canais de atendimento ao cidadão, foram feitos 3 pedidos de acesso à informação, por usuários diferentes, para cada ente. Ao fazer as solicitações, os especialistas não se identificaram como funcionários da CGU. O conteúdo dos pedidos foi pré-definido e o mesmo para cada município e estado. Depois, os avaliadores analisaram as respostas recebidas.
Já em relação à transparência ativa - que se refere à publicação de informações proativamente na internet - os avaliadores consultaram os sites e portais de transparência dos entes federativos e verificaram a publicação das informações.
Conforme a CGU, os itens avaliados em cada bloco foram escalonados possibilitando verificar se o critério foi atendido integralmente, parcialmente ou não atendido.Todos os itens avaliados tem uma pontuação correspondente atribuída, com base no cumprimento ou não do requisito de transparência ativa ou de transparência passiva até uma pontuação máxima de 100 pontos.
Em regra, a resposta SIM gera pontuação máxima do quesito e a resposta NÃO gera pontuação 0, segundo a CGU.
A nota final é obtida convertendo-se a nota alcançada para a base 10.
No resultado final, o pior estado da Região Norte é o Amapá (AP) que obteve a nota final de 5.99 e Rondônia o melhor, com nota de 8.64.
Entre os municípios a capital, Porto Velho, teve nota 9.59 a mesma que Ji-Paraná, na Região Central do estado.
Na classificação geral da CGU, Porto Velho ficou em 16º lugar, perdendo para Cacoal, que obteve nota 9.62 e ficou em 12º lugar. A pior posição ficou com Vilhena, no Cone Sul, que obteve nota 6.19 e ficou na 361ª posição na classificação geral do órgão.
Já no Portal da Transparência de Rondônia, o cidadão pode ficar de olho nos gastos do governo, com viagens e diárias, além do gasto mensal da folha de pagamento.
No Portal também é possível ver a remuneração dos ex-governadores do estado de Rondônia.